Cabelos brancos


Outro dia tive a atenção chamada para uma foto tirada em um evento social. Mostrava uma determinada personalidade, ladeada por um casal. E a legenda dizia mais ou menos isso: “fulana de tal”, ladeada por “fulano de tal” e sua mãe “sicrana de tal”.

O “fulano de tal” tinha a cabeça praticamente branca. Sua mãe, que estava do outro lado, não mostrava sequer um fio de cabelo branco. E, reconheça-se, tinha um ar jovial.

Pensei: logo esse filho estará parecendo mais velho que sua mãe. 

Já há algum tempo venho refletindo nessa questão dos cabelos tintos. Para as mulheres, de um modo geral, cabelos brancos devem ser tingidos. Há quase que uma unanimidade em relação a isso. Basta prestar atenção: é difícil vermos mulheres com cabelos brancos, ou grisalhos. 

Até lembrei de um fato acontecido comigo. Eu estava querendo conversar com uma professora de piano da minha cidade, mas tinha dificuldades para encontrá-la. Um dia, falando com seu marido, pelo telefone, ele me perguntou se eu iria ao concerto que se realizaria naquela noite, pois ela estaria lá.

O problema é que eu não a conhecia, nem mesmo por fotografia. Daí ele me deu uma descrição sobre ela, e terminou dizendo que ela possuía cabelos curtos e brancos, e que estaria sentada na parte da frente do teatro.

Pois bem. Cheguei com certa antecedência e fiquei passando os olhos pelo teatro para ver se a localizava.

Incrível! Não encontrei mulher alguma com cabelos brancos. Todas as cabecinhas brancas eram de homens.

O curioso é que, dias após, ao conseguir falar com ela pelo telefone, contei o ocorrido e ela me disse: Cabelos brancos? Eu? Meu marido estava sonhando.

Será que só em sonhos as mulheres têm cabelos brancos?

E essa questão, que se confunde com velhice, tem me feito pensar.  

Qual será a melhor hora para deixar de pintar os cabelos?

Eu, particularmente, gostaria de saber quanto tenho de cabelos brancos, mas é algo difícil de saber. Para isso, só deixando de pintá-los.

Acho, mesmo, que não devo ter muitos, pois “puxei” meu pai, que partiu aos 75 anos quase sem cabelos brancos. Tanto que comecei a tingir os meus, e a fazer reflexos, relativamente há pouco tempo. 

Mas, o problema é : quando parar?

Confesso que acho estranho ver senhoras muito idosas (talvez como as da ilustração) usando cabelos escuros. Parece que cabelo escuro não combina com a "idade". Pelo menos é o que penso agora.

Então, estou atrás de um critério, e disse para meu marido: 

Já sei. Quando meu filho estiver com cabelos brancos, é hora de parar com as tinturas.

E ele: 

Então, fique atenta. Você já viu os fiozinhos brancos da barba dele?

Uau! E agora?

 

(Imagem daqui).


Comentários

  1. É, e já me apareceu uma sobrancelha branca! Etnão fica esperta!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Acho que ñ existe hora para parar de pintar o cabelo é uma questão de gosto!acho lindo aquelas senhorinhas de 80 anos com seus cabelos bem arrumados pintados com cores suaves! engraçado eu ainda não os tenho ,mas minha filha tá cheinha de cabelos brancos ela só tem 27 anos fica zangada comigo porque eu que sou a mãe ñ tenho!morro de rir da situação!

    ResponderExcluir
  3. Minha sogra tem a cabeça branquinha e está com 79 anos. Meu marido tem cabelos brancos desde adolescente e minha filha, aos 27, tem longos fios brancos...
    Minha mãe parou de pintar aos 70, porque simplesmente cansou de tingir.
    A gente precisa se sentir bem com a decisão que tomar, seja qual for.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. É, questão interessante a que você levantou, Helô.

    A pressão pela aparência jovem é maior sobre as mulheres, com certeza.

    Mas você, com certeza, terá bom senso nessa como tem em outras tantas questões!

    beijo!

    ResponderExcluir
  5. Estou entao numa situacao ainda pior... hehehehehe... tenho cabelos brancos desde os 21 anos de idade, tenho um filho que hoje esta com 21 anos e tambem com a cabeca cheia de cabelos grisalhos (o que para ele e' um charme!) e nao tenho a menor vontade de parar de pinta-los... acho que ainda nao e' minha hora! hahahaha...
    Beijos, flores e muitos sorrisos!
    Seu blog e' uma fofura!

    Eu Sei Que Vou Te Amar
    Viver Integral

    ResponderExcluir
  6. Eu pra estar bem, devo pintar os cabelos no máximo de 15 em 15 dias...É dose! mas não pretendo assumir os brancos, acho que só se ficar mal, doente, entregue...beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Eu pinto o meu de 3 em 3 semana, está a ficar todo branco, a minha filha tão nova está com muitos brancos. Já a minha mãe tem a cabecinha toda branca mas usa um champõ que fica o cabelo com um tom lindo cinzento, que eu gosto muito em vez de branco, tudo faz parte da vida. Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Engraçado essa 'convenção' que nós mulheres acabamos por nos meter!
    Pois eu, tenho já meus 56 anos e sempre fiz reflexos, mas agora que tenho dado um tempinho para não sacrificar tanto, tenho reparado que nasce cabelos castanhos escuros e não brancos. Acho até legal e já percebi que isto é genético, minha mãe também demorou muito a aparecer fios brancos.
    A conclusão que cheguei é que toda mulher que não quer ficar com os cabelos brancos acaba virando loura ou inventa uns fios de reflexo, uma ótima opção para enganar os homens, coitados!
    E você, está muito bem com seus cabelos ainda assim.
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  9. Oi, Helô ! Já te agradeci pelo teu carinho lá no meu blog ? Não me lembro... Bem, obrigada, mesmo que seja de novo rsrs.

    Eu tenho cabelos brancos desde que tive meu primeiro filho, aos 22 anos. Desde então, pintava todo mês, mas cansei ! Resolvi descobrir quão brancos eles estavam. Sabe que gostei ? Até segunda ordem, não pinto mais. Está assumida a "grisalhice".

    Bjobjo

    ResponderExcluir
  10. Minha mãe tem 50 e não tem cabelos brancos, então acho que também vou demorar pra ter (espero), mas acho que vou assumir, porque acho tão bonitinha akelas velhinhas com cabelos brancos parecendo um algodão, acho fofas!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Helô. tudo ebm?
    Eu ja tenho os meus fiozinhos e cabelo branco, começaramn com 22 anos, a minha mãe desde os 19 tem os dela. Daqui uns anos vou começar a pintar, mas é meio complicado porque o meu cabelo é cacheado e preciso hidrata-lo com frequencia, e com tintura acho que vao ficar mais secos ainda ...
    bjusss

    ResponderExcluir
  12. é uma dificil decisão. Os meus brancos estão por aqui desde meus 14 anos.

    Em algumas mulheres, quando eles estão espalhados, é bonito usar uma henna ou um shampoo em tom claro que só colore os danadinhos, dando um ar saudável de reflexos ou luzes.

    Acho que conforme a cabeleira vai ficando mais para branca que a cor original a saída é ir clareando a tonalidade usada, pois bem idosas usando os cabelos escuros tb acho que não combina.

    Outra coisa, quem foi que inventou a moda do cabelo roxo ou lilás para elas? sinceramente, eu não gosto tb.

    Me lembrei da personagem de "O Diabo Veste Prada" os brancos ali ficaram lindos.

    ResponderExcluir
  13. realmente é uma questão de gosto!!acho que os cabelos brancos as vezes aparecem na gente ainda bem mis jovem!!e..para falar a verdade:envelhece sim as pessoas!!!e..qunado parar?que duvida cruel!!rsss..acho que tambem é uma questão de cada um..mas..!acho bonito um cabelo branco bem cuidado!!!emfim..foi uma otima questão levantada..bjus

    ResponderExcluir
  14. Minha mãe tem 55 anos (prestes a completar 56) e já tem bastante cabelos brancos). Nós tentamos a convencer a pintar, dissemos que ficaria mais jovem (pois ele tem um ótimo corpo e parência), mas não tem jeito. Ela diz que não quer ficar "escrava" da tintura. Mas ainda assim é muita bonita. Vale mesmo o bom senso nessa hora. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Bem... acho que a hora de parar é quando der vontade, eu por exemplo se parar por um tempo terei que me acostumar com o jeito "Mortícia" ((Anjelica Huston em a Família Adams) já que tenho apenas uma mecha no meio da cabeça, quando não tinjo, me sinto a própria ou um gaxinim, ou será um gambá, aquele bichinho listado...rs Só tinjo essa mecha, para não saturar de química o que não precisa.
    Mas ainda quero ser uma velhinha de cabelos bem branquinhos, usando aquele shampoo (mamãe usa) para não amarelar... rs
    Amei a imagem do post, bem como a sua reflexão.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Heloísa
    mais uma vez vc traz uma questão bem pertinente.
    Na minha opinião, há que se deixar levar pelo bom senso, para não cair no ridículo, como sucede a algumas mulheres que querem parecer 20 anos mais novas... Claro que uma pessoa idosa com um cabelão preto ou castanho, ou de um louro muito forte é no mínimo estranho, mas se for um tom mais claro e discreto acho que fica bem em qualquer idade.
    Eu por acaso estou agora numa fase de assumir os brancos, e descobri que já tenho bastantes. Já há uns seis meses que não pinto o cabelo e até agora estou satisfeita. Lembro-me que qdo apareceram os 1ºs eu cortava-os, pq ainda por cima eram mais fortes e ficavam espetados... depois qdo cresciam era pior ainda...
    Mas há pessoas a quem fica até mto bem os cabelos brancos, outras nem por isso. Há pessoas que ficam com um ar envelhecido antes do tempo.
    No seu caso, a julgar pelas fotos, acho que está em muito boas condições para continuar usando essa cor, fica-lhe muito bem. :)
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Heloísa, tenho 28 anos e já muita gente (maioria mulheres) me pára na rua e pergunta se eu pinto o cabelo de branco :) De facto, tenho muitas madeixas brancas e adoro. Não pinto, nunca pintei, não vou pintar. Desde muito jovem que tenho cabelos brancos, acho que é hereditário mesmo :) E adoro gente de cabelo branco, adoro ;) Acho que tinta faz mal, só pode fazer!

    ResponderExcluir
  18. Tem que ter muito peito para não pintar. Eu uso henna e só. Mas não deixo ficar branco. Me passa uma impressão de desleixo, pelo menos em relação a minha própria pessoa. Agora, quando parar? Sei lá! Ainda está longe...

    Beijos, querida Heloisa

    ResponderExcluir
  19. Helô
    Eu tenho bastante cabelos brancos. O caso é que eu pinto meus cabelos desde muito garota, assumidamente loira. Muito antes dos cabelos brancos aparecerem deixei certa vez a cor natural que é castanho...todo mundo odiou...Voltei a ser loira. A mamãe sempre pintou e dizia que quando ficamos mais velhas todas viramos loiras...Disfarça mais...
    Minha avó materna morreu com 90 anos e só lembro dela com os cabelos brancos já no finalzinho da vida (a mamãe ia na casa dela toda semana para pintá-los).
    Acho que eu só paro de pintá-los quando não tiver mais força...
    Acho que envelhece qualquer pessoa (inclusive os mais jovens que tb. já tem cabelos brancos)...
    Adorei o post.
    bjks e linda semana

    ResponderExcluir
  20. Os meus fios brancos estão chegando lentamente...comecei a tirá-los com pinças, mas estou desistindo. Minha dúvida é: será que eu tinjo os cabelos, será que faço luzes?
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Essa é uma questão bem delicada, pois mistura vaidade com medo do ridículo. Creio sua escolha está certa. Ver seus cabelos ficarem brancos junto com o dos seus filhos.
    Cinceramente, acho muito bonito ver uma mulher de cabelos brancos. Acho uma aceitação de sí mesma maravilhosa e por isso admiro muito essas corajosas. E fora que fica uma aparência mais leve, menos forçada.
    PS.: Quando decidir que é a hora, faça um antes, meio e depois para a gente acompanhar essa "segunda puberdade".
    Beios

    ResponderExcluir
  22. Acho que não deve ter tempo certo, mas até a hora em que você se sinta bem e feliz com seu cabelo pintado!
    Tb penso que chega uma hora que não combina mais, mas vc ainda tem muuuuuuito tempo, e outra, os filhos adoram ter uma mãe "enxutona", mas não penso no sentido de magras ou esse tipo de coisa, mas que transmitam cuidado consigo mesma!

    Bj,
    Paula

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Conheci esse blog hoje e olhando as postagens mais antigas achei este texto "cabelos brancos",li e resolvi comentar mesmo fazendo um certo tempo,pois os bons textos são atualizados toda vez que são lidos. Achei lindo e sensível.
    Tenho 37 anos e apesar de pensar sobre muitas coisas,nunca pensei sobre a hora que a mulher "precisa" parar de tingir os cabelos.Achei muito interesse o critério que você adotou para si e já guardei para mim.
    Parabéns belo texto e pelo blog.
    Ivanete

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê