Chupeta, ou não?










Acompanho alguns blogs de jovens mamães, e um dos últimos assuntos discutidos foi “como retirar a chupeta das crianças”. Realmente, essa não é uma tarefa fácil, e muitos críticos perguntam : por que você deu chupeta?


Geralmente as mães dão a chupeta porque ela acalma o bebê. Mas há casos em que a chupeta é dada, porque o nenê, desde cedo, demonstra que tem uma grande necessidade de sugar alguma coisa. Se não tiver chupeta, chupará o dedo.


Foi o que aconteceu com minha netinha. Já saiu da maternidade colocando na boca não só um dedo, como tentando colocar toda a mão. Nesse dia, um dos meus irmãos, que é odontopediatra, falou: é melhor que ela chupe a chupeta do que o dedo, pois tirar o hábito da chupeta é mais fácil do que tirar o hábito de chupar o dedo.


E foi ele mesmo quem colocou, pela primeira vez, a chupeta na boquinha da Isadora.


Diante desse comentário lembrei, na hora, que havia tido há muitos anos, uma colega de classe no antigo curso ginasial que, aos 14 anos, ainda chupava o dedo para dormir.


Ôpa! Mamães que têm filhos que chupam o dedo, não se assustem, nem desanimem. Deve haver alguma forma de incentivá-los a deixar o hábito.
Nas fotos acima, a Isadora com três dias, quando chegou em casa e já ganhou sua chupeta. Na outra, uma demonstração das tentativas para colocar a mão inteira na boca.


Comentários

  1. Ola Vovo Helo!
    Foi exatamente o que a pediatra falou: melhor chupeta do que o dedo! COnfesse que insisti bastante para a minha filha pegar a chupeta. AInda bem que ela pegou.
    Nao to conseguindo entrar no blog da Pri hoje..
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Laís é desse mesmo "bonde", necessitava da chupeta. Porém, foi até fácil tirá-la, pensei que penaria mais... Um pouco traumático como qualquer ruptura de hábitos, mas foi!!! Estamos há 2 meses livres!!! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Ai, que bebê mais lindo segurando a chupeta!!!! Muito fofa a sua netinha!!! rs. Penso que não há realmente problema em dar a chupeta, o importante é a hora de tirar realmente... beijo, priscila.

    ResponderExcluir
  4. Não sei continuo tendo minhas duvidas rrsrsrs !!!!!

    Acho qu evou comprar uma chupeta pra mim vai q nudo de ideia !!!

    Bjo vovó tava com saudades

    ResponderExcluir
  5. Vovó Helo... posso te chamar assim.. euparticipo do blog da Pri ... e tbm montei um esses dias..está fresquinho... conto com sua presença lá...

    Qto ao asunto da chupeta, também tentei q a Alissa minha pricnesa chupasse, mas quem disse q ela ficava com ela na boca ... como desde a qdo estava na minha barriga ela já tinha o dedinho na boca. E, consequência, até hj fica com seu dedão esquerdo na boca, já tem até um calinho...rrss
    Minha irmã, sempre chupou o dedo, qdo cresceu nõa chupava, mas se vc a fosse olhar ela nanando.. tava lá com o dedo na boca..rrss

    Sei que será com muita paciência para faze-la entender que não é bom para seus dentes..

    Sua netinha é linda....rrss

    bjoss

    Meu blog - http://liguba.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. vovó entra no meu blog tb http://gutavinholandim.blogspot.com


    Bjinho

    ResponderExcluir
  7. Heloisa,gostei desse tema da chupeta...

    Aqui em casa nenhum filho e nem neto chuparam chupeta.

    O único que chupou o dedo foi Ricardo.Os outros todos,não chuparam nada.

    Vc sabe que não tive problema em tirar o dedo da bôca dele?

    Lembro que o vicio era o dedão da mão direita então coloquei um esparadrapo nele.Bom,qdo ele ia colocar na bôca,choramingava e eu dizia:Coloca o da outra mão.Lembro que isso durou poucos dias.

    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê