Meus caipirinhas lindos

Adoro festa junina.
Ontem estive na casa de uma sobrinha, para participar de uma festa junina da família (do meu marido e, claro, minha também). O quintal estava todo enfeitado de bandeirinhas, balõezinhos, e até com uma fogueira artificial.
Havia um altar, para o casamento caipira, mesas de bebidas e doces típicos, caldo verde, cuscuz, pinhão, pipoca, enfim, tudo de bom dessa época. Tudo foi feito pelos participantes da festa, e o casamento foi muito bem representado com “padre”, pai da noiva severo, noiva linda e tímida, noivo inseguro, e uma jovem com três filhos, que apareceu para impedir o casamento, pois as crianças seriam filhos do noivo. Havia até um delegado para resolver o impasse. Tudo esclarecido, passou-se para a quadrilha.




Meu pensamento voltou um pouco para o passado e lembrei das festinhas em que ia, com 14/15 anos, vestida de caipira. Dando um salto, lembrei das festinhas em que meus filhos iam, também vestidos de caipirinhas. Houve um ano em que meu filho foi o noivo. Estava com um tipo de fraque listadinho, mas fraque de caipira, pois as listas eram coloridas. Ele estava com 6 anos, lindo, e eu achei a representação maravilhosa. E, sem precisar dar nenhum salto, vi na minha frente minha netinha, no seu primeiro ano de caipirinha, muito dengosinha, e grande comedora de pipoca.
Festa junina é uma delícia. É uma tradição que merece ser mantida. Viva Santo Antonio! Viva São João! Viva São Pedro!


Nas fotos acima meus filhos caipirinhas, e nessas duas, minha netinha.


Comentários

  1. Ai, meu Deus! Essa caipirinha de hoje é muito mais bonita do que a do passado! Parece uma versão aprimorada! beijos, Pri

    ResponderExcluir
  2. Vovó e Pri( Sei que vai ler tb )
    A Segunda foto vc é a Isadora amanhã como vcs estão parecidas até o jeitinho de olhar de lado caraca deve ser o maior orgulho hen vovó !!!
    Tb adoro comemorações juninas esse ano eu ainda não fui em nenhuma ,na minha cidade havera uma grande festa e eu vou com certeza Bjinho boa semana

    ResponderExcluir
  3. Mas elas são umas graças e o sinhôzinho tb!!! Uma a carinha da outra e, como a Cami, falou: até o jeitinho!!!

    Bjocas da Michele

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Que delícia essas lembranças! Adoro esta época do ano, e as festas juninas são as melhores. Eu tenho um filho de cinco anos que ficou lindo de caipira, e este foi o ano que ele mais aproveitou. A Isa ficou linda demais de caipira! Imagino o orgulho da Vovó... Rs.

    Ah! Muito prazer, me chamo Denise e sou leitora do blog da Pri. Adorei o seu cantinho! Beijos,

    Denise Azevedo

    ResponderExcluir
  5. Olá Helô! Vim dar uma passadinha no seu blog e estou encantada com o que vi! As festas juninas são um tipo de tradição muito bacana e acho muito legal ver as familias se reunindo para manter as brincadeiras, sem deixar que tudo não passe apenas de mais uma comemoração vazia explorada pelo comércio. Lindos os seus filhotes e sua netinha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Queridas comentaristas,
    Muito obrigada pela visita e pelos comentários. Desculpem a falta de modéstia, mas tenho que concordar: meus filhotes e minha netinha são lindos mesmo, não?
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Se viu Mi eles estão parecidissimas!!!

    ResponderExcluir
  8. Heloisa,tb dei um salto para o passado e me lembrei que adorava dançar quadrilha!!!

    Pena que hj em dia já não se comemoram tanto como era na nossa época...

    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê