domingo, 23 de novembro de 2008

Moças Prendadas

São muitos blogs de culinária e de gastronomia. Cada um mais bonito que o outro, e com receitas que parecem ser fantásticas. Alguns mostram os passos da confecção do prato, outros só mostram o resultado final. Mas todos, com fotos tão bem feitas, que nos sentimos diante dos quitutes.

Confesso que, até pouco tempo, eu achava que as moças de hoje em dia não se interessassem por culinária. Com a vida atual tão corrida, pensava que elas nem mesmo pusessem o pé na cozinha.

Contudo, não é isso que estou observando nas minhas circuladas pela blogosfera. Essas jovens modernas, não só colocam os pés na cozinha, como as mãos e a imaginação. Criam pratos saborosos, mostram os passos a passos, colocam fotos lindas.

Acho incrível essa realidade, que eu desconhecia: a de jovens (ou de jovens senhoras) quituteiras. Parabéns para essas blogueiras que fazem maravilhas, e que contam seus segredos de cozinha de forma tão generosa.

E estou tão entusiasmada com as receitas que tenho visto, que hoje resolvi “ por a mão na massa” e inovar no meu almoço de domingo.

E comecei por um prato que não é tão comum no Brasil : coelho.

Resolvi fazer dois coelhos, com receitas diferentes. Para isso fui buscar socorro nos blogs http://elvirabistrot.blogspot.com/ e http://cozinhadanna.blogspot.com/. Ficaram fantásticos.

Comecei pelo Coelho assado à italiana, receita da Elvira. Depois de seguir os passos da receita, fritando os pedaços de coelho, aferventei ligeiramente algumas batatas e coloquei-as para assar junto com o coelho.



Enquanto o coelho à italiana estava no forno, passei para o "Coelho com hortelã", receita da Anna, que estava no tempero há três horas. Na verdade, são várias as ervas e temperos que vão no coelho, e só o cheiro do tempero já era uma delícia. Cozinhei em uma panela de barro, que vai direto à mesa, conservando o calor do prato. Para acompanhar o coelho com ervas, fiz um purê de mandioquinha.





Fiz, ainda, arroz de tomate, que ficou bem com os dois.

Nas fotos acima, o preparo e os resultados finais.

Pensei que meus convidados comeriam de um, ou de outro. Que nada. Comeram dos dois. Muito obrigada, amigas blogueiras.

12 comentários:

  1. Hummmm, me deu até água na boca, e olha que nunca comi coelho na vida, rs.
    Vou te contar um segredo: Eu não gosto muito de cozinhar, rs, lá em casa é meu marido que cozinha mais do que eu, ele adora, está até pensando em fazer um curso de culinária. Bom pra mim né! hehe
    Tenha uma ótima semana! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei cozinhar... Mas quero aprender.
    Tô fazendo algumas coisinhas e o amado tá adorando!
    =)
    O pão de minuto, aprendido aqui, foi sucesso!
    =)
    Beijos e ótimo início de semana!

    ResponderExcluir
  3. Helô, também sempre achei que este negócio de mulher prendada tinha ficado lá no passado! Tenho 31 anos e não sou tão novinha, mas, nunca me dei bem na cozinha. Só que depois que tive a minha filhota, me preocupo muito com a alimentação. Quero que ela cresça saudável e se alimente bem. Todo final de semana, entro num blog de receitas e preparo algo novo. É legal porque dá pra seguir as receitas direitinho. Só que ainda não estou expert no assunto e ainda estou na receita de carne assada. Rsss. Mas, pra quem só sabia ferver água, já é uma grande evolução. rsss. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Heloisa, agora é a minha vez de te vir conhecer...
    É uma alegria ver uma receita nosaa tratada por outras pessoas e foi uma honra teres escolhido 1 coelho da Anna e 1 da Elvira que, para mim, é uma verdadeira mestra...
    Beijinhos e até sempre!

    ResponderExcluir
  5. Noossa Helo!
    Nunca comi carne de coelho na minha vida.. tem gosto de que? Frango?!!? hehehe
    Deve ter ficado gostoso.. pelo menos as fotos são lindas!
    Beijoca

    ResponderExcluir
  6. Meninas,
    Muito obrigada pelos comentários. Para as que estão se iniciando na cozinha, um conselho: não desistam. É muito bom fazer uma receita gostosa. E existem muitas receitas fáceis, e que têm um ótimo resultado.

    Anna,
    Parte do meu sucesso, devo a você. Sua receita é muito boa.

    Ju,
    Não sei te dizer que gosto tem. Ah, já sei, tem gosto de coelho mesmo. rs...
    E as receitas que eu usei, são maravilhosas.
    Beijos para todas.

    ResponderExcluir
  7. Hummm! cheguei tarde para dizer que eu provei e adorei! Estavam ótimos. gostei dos dois, mas o cozido estava ainda mais especial. Dessa vez, a fofinha Isadora não experimentou. Ficou no franguinho básico, mas acho que iria aprovar tb. beijo a todas, saudades, e um dia quando eu me aventurar na cozinha tb conto! pri

    ResponderExcluir
  8. Menina, ficou parecendo mesa de restaurante com aquela panela de barro, copos de vinho e os pratos prateados. Arrasou em tudo, hein?

    Deve ter ficado show de bola?

    Beijos,

    C.

    ResponderExcluir
  9. Querida Heloísa,

    Fico muito feliz por você ter testado a receita, e sobretudo por ter gostado. :-)

    Obrigada pelas tão simpáticas palavras.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Heloísa, eu tb só comecei a cozinhar depois dos 30: a necessidade obriga; antes disso, comia a comidinha da mãezona, que é uma óptima cozinheira. Os seus pratos estão com um aspecto muito bom. Aqui come-se coelho com bastante frequência (pobrezinhos... mas eu tb gosto!). Eu gostava de ser vegetariana, mas não sou capaz!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro coelho, como desde a infância... Meu pai cozinha muito bem e ficava a cargo dele os pratos "diferentes".
    Suas receitas parecem divinas! Deu água na boca!
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Depois é só escolher uma identidade. Se você não tiver conta google, clique em nome/URL, logo abaixo. Coloque seu nome e, depois, clique em Publicar. Vou adorar ler o que tem a me dizer.