Alimento para o Blog


Pelo Sabor e Saudade, fiquei conhecendo o projeto de um ilustrador espanhol, Nacho Gomez, que preocupado com o desaparecimento de muitos blogs, por falta de comentários, criou selos em várias línguas com a seguinte inscrição: “ um blog alimenta-se dos teus comentários”.

Essas ilustrações encontram-se no seu blog SOB.

Lançou, assim, com grande repercussão, uma campanha de fomento de comentários, pois esses seriam o alimento para evitar a morte de um blog.

Realmente acho importante que os visitantes de um blog deixem seus comentários. Quem escreve quer ser lido e, se puder saber o que os outros estão achando dos seus escritos, melhor ainda.

O interessante é que, a partir de comentários constantes, passa a existir uma ligação forte entre quem escreve e quem lê e comenta.

Eu gosto muito de receber comentários e hoje tive a maior surpresa. Recebi um comentário de uma garota chilena, que encontrou na blogosfera meu post sobre a campanha de “abraços grátis”, que conheci numa viagem ao Chile. Ela me escreveu para dizer que tinha gostado muito do que eu havia escrito, e que ela era a jovem que aparecia numa das fotos. Foi um alimento e tanto o que ela deu hoje para meu blog.

As ilustrações do Nacho Gomez acham-se à disposição de quem quiser. Basta escolher uma, copiar seu código e incluir no blog próprio. Foi o que eu fiz. Como não existia nenhuma em português, escolhi em “Galego”. E não é que o galego se parece muito com o português?

Coloquei a sugestiva ilustração na lateral do meu blog, e devo colocá-la, também, nos meus outros blogs : helofoto.blogspot.com e heloisaaprendiz.blogspot.com que, com certeza, gostarão de receber um pouco de alimento.

Comentários

  1. É mesmo vovó: um blog se alimenta de comentários. Eu não tenho blog, mas costumo frequentar e dasr pitacos nos de alguns amigos. Este por exemplo, rss. E realmente essa interação é ótima e nos dá mesmo uma proximidade, mesmo que seja virtual. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Helô, quando temos um blog tudo que precisamos é de comentários. Sempre visito vários blogs e dou minhas opiniões sinceras.
    Adoro quando recebo comentários no blog da minha princesa. E o legal é que passamos a companhar e querer o bem para pessoas que só conhecemos pelo computador.
    Foi atraves do blog da Pri que entrei para a blogsfera. Hoje conheço pessoas maravilhosas, que dão um quê de felicidade em nossas vidas. Pessoas como vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi me chamo Clarice e tenho uma filha chamada Izabel, foi por causa dela que resolvi entrar nesse mundo, através daqui tenho trocado experiências e aprendido muito com os relatos de outras mães e avós também.
    Concordo com você que os comentários são essenciais para sobrevivência de uma blog, eu aliás, adoro comentar e visitar blogs;
    Parabéns pelo seu que é ótimo e seus post interessantíssimos.
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Heloísa, quanta coisa interessante que vai-se descobrindo com os blogs! Quanta gente interessante para se ir conhecendo! Como ficam sem graça as salas de aula tradicionais ante este mundo que se oferece aos curiosos! Como desbravadora, você tem nos alimentado com papa fina!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Heloísa! Resolvi visitar o seu cantinho,deixar cá prova da minha presença. Agradeço-lhe que tenha visitado o meu; já percebi que temos umas coisinhas em comum, como se referiu no meu blog.
    Está convidada para regressar mais vezes ao meu cantinho. E ainda bem que gostou da minha escrita. Apesar de me dar muito prazer escrever, também quero que os que me visitam se sintam bem.
    Beijo com aroma a Portugal!

    ResponderExcluir
  6. Heloísa, que boa visita a sua lá no Café...
    Blogar é um ato de troca com certeza, uma via de mão dupla. Eu não prezo pela quantidade, mas pela qualidade dos que aparecem no Café, mas sem este alimento, esta interação, este ir e vir não há combustível.
    Já fiz até um post sobre esta nova forma de estreitar laços, mas o mais interessante é que através da rede nos despimos e atraímos as pessoas pelo que pensamos, ou seja, mesmo na contramão do mundo onde tudo deve ser visual, físico e palpável, aqui neste espaço somos atraídos pelo o que o outro pensa e temos como afinidade. Ainda é a melhor forma de criarmos vínculos. Pelo que sou, não pelo que represento.

    A-MEIiiii o teu blog "Aprendendo a blogar..." Achei fantástico esta mãozinha que dá para os "colegas"

    Vou te linkar com certeza!
    bjos meus

    ResponderExcluir
  7. Oi vovó, gostei do post, é muito bom quando postamos algo que várias pessoas comentam, como vc disse, o escrito quer ser lido, eu procuro estar sempre nos blogs e nunca saio sem comentar, acho importante comentar.
    Também entrei no mundo da blogosfera através da sua Pri, amava estar no blog dela, quase não comentava, mas todos os dias ia lá visitar, agora tenho o meu blog e amo quando várias pessoas comentam, aliás vc está convidada a dar um pulinho por lá, rs.
    Amo estar aki, na verdade, é só eu ver que alguém atualizou o blog e lá estou eu comentando, rs, me apaixonei pelo mundo dos blogs e agora não largo mais.
    Como está a escolha do novo nome??? Porque não faz um concurso com as comentáristas para escolher o novo nome? Seria bem legal e interativo. Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Heloísa, na verdade é incrível como através dos blogs acabamos por conhecer pessoas com quem nos identificamos tanto. É quase o contrário do que se passa na nossa vida quotidiana, em que nos cruzamos com tanta gente e nem uma troca de palavras, nenhuma comunicação, e aqui encontramos pessoas com quem temos afinidades, e acabamos mesmo por nos tornar amigas. É muito bonito. Eu tenho amigas que passo meses sem falar com elas, e com as amigas blogueiras, o contacto é bastante mais regular. É que nesta sociedade fria e egoísta, sentimos necessidade de comunicar com alguém que nos entenda e partilhe das nossas ideias. É muito reconfortante.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Queridas comentaristas,
    O alimento que vocês têm dado ao meu blog é de enorme valor.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Também quero contribuir para alimentar o seu blog! Eu visito e nem sempre comento, mas é certo que de vez em quando temos que deixar a nossa palavra para mostrar que estamos presentes. Um beijo grande e estou com curiosidade para saber qual vai ser o novo nome do seu blog.

    ResponderExcluir
  11. Heloísa,

    Legal que você gostou. Ele ainda não fez ainda um selo em português, por isso eu usei o galego. Mas estou pensando em fazer uma pressão e pedir! Mas o galego é de certa forma português, uma forma de português mais antigo.

    Sabe que os galegos estão estudando unificar a língua deles com o português do Brasil, de Portugal e da África. Eu acho que será fantástico para eles e para nós. Um orgulho finalmente unir a os pontos distantes da história da nossa língua portuguesa.

    Beijos,

    C.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê