sábado, 21 de fevereiro de 2009

Fim de semana

No início dos tempos, o sétimo dia da semana foi dedicado ao descanso, conforme nos conta o Livro dos Livros.

Depois, houve épocas em que o trabalho era constante. Não havia nenhum dia para o repouso.

Aos poucos a sociedade foi evoluindo, os costumes foram mudando e o direito ao repouso semanal passou a ser reconhecido. Entre nós, existe previsão constitucional já há bastante tempo. Os trabalhadores precisam de um dia para a recomposição de suas forças físicas, e mentais. E isso lhes é garantido.

Daí começou toda uma história de dia de lazer que, para muitos, transformou-se em dois dias: o sábado e o domingo.

Todos esperam por seu dia de folga : os que trabalham, os que estudam. É o dia de mudar a rotina, de ir à praia, ao campo, ao cinema. É dia de ficar tranquilo em casa, de ler um bom livro, de encontrar com os amigos, de brincar com os filhos. É o dia de fazer um churrasco, de experimentar uma nova receita, de tomar uma caipirinha, de ir andando até a sorveteria.

Enfim, é o dia de mil prazeres. Alguns até muito simples.

E para as vovós, é um dia perfeito para o encontro com seus netinhos. E, melhor ainda, para uma reunião alegre de família, quem sabe em torno de uma mesa de refeição. E como lazer envolve prazer, é muito bom quando se descobre uma atividade que dá prazer para todos.

E foi com essa atividade prazerosa que eu passei meus dois últimos domingos, tendo, é claro a companhia de minha netinha.

Num domingo, encontrei com ela em São Paulo, numa festa infantil de menininhas gêmeas, netas de uma prima querida. E aqui está ela, com um penteado feito durante a festa, no salão de beleza infantil montado para brincadeiras, e depois pegando seu docinho preferido, um brigadeiro.


No outro domingo, a reunião foi na minha casa e ela aparece oferecendo uma bolacha para sua bisa.

Que bom que existem os domingos!

E amanhã, é domingo de carnaval. Logo vou falar sobre ele.


4 comentários:

  1. Para mim Domingo é sinónimo de descanso, de estar com a família, de ler, ver um filme. Não é dia de sair de casa, talvez por eu ser bastante caseirinha eu penso assim :)
    Que belo penteado e que calor aí né?
    Aqui o frio continua!

    ResponderExcluir
  2. Heloísa, sabe que hoje mesmo estava pensando sobre isto? Posso passar a semana inteira sem fazer nada, às vezes. Mas o domingo é sagrado! Não me venham inventar compromissos! (he, he, he!)
    Acho sempre que é o dia para ficar quietinha, me reabastecendo de energia!
    beijos Olguinha

    ResponderExcluir
  3. A sua netinha é tão querida! As crianças nos animam, não é? Ontem estava meio pra baixo, mas depois tive que ficar coma a minha sobrinha e logo ganhei ânimo para ela.
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Depois é só escolher uma identidade. Se você não tiver conta google, clique em nome/URL, logo abaixo. Coloque seu nome e, depois, clique em Publicar. Vou adorar ler o que tem a me dizer.