Natal


Natal chegando, é hora de preparar a casa para a festa do amor. Sim, esse é o sentido da festa, embora muitas vezes esquecido. O dia da festa é só um, mas deve servir para nos lembrar que o espírito do Natal deve sempre fazer parte da nossa vida. Os festejos e enfeites são grandes, coloridos, iluminados, talvez para que não esqueçamos da importância do amor, da tolerância, da preocupação com o próximo, da solidariedade.

Desci minhas caixas de enfeites (muitos dos quais me acompanham há bastante tempo) e esperei a chegada da minha ajudante mais importante. Daquela que não me deixa esquecer a importância do amor para a vida. Amor desinteressado, amor incondicional.

Primeiro, a arrumação do pequeno presépio, símbolo central da festa.
Depois, a montagem da árvore. Minha ajudante estava bem compenetrada e ficou sozinha, por um tempo, montando a árvore do seu jeito, até onde alcançava. Muitas bolas num só lugar, todos os laços juntos.




Depois, fomos dando uma pequena arrumação, mas o certo é que a árvore, nesse ano, tem o toque especial ... da especial netinha. 


Comentários

  1. Que coisinha mais linda!
    Tua árvore deve estar mais bonita do que nunca, já que teve uma ajudante tão querida!
    Tão bommmmmm!!

    ResponderExcluir
  2. Não tenho dúvida que Natal com criança adquire uma graça especial. Parece que tudo gira em torno dela.
    Considero o Natal a melhor época do ano, embora saibamos que esse sentimento bom que fica no ar deva estar presente durante todo o ano. E está, graças a Deus!
    Sua ajudante nunca irá esquecer dos tempos em que montava a árvore de Natal junto com a vó.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Que graça essa menina, ajuda especial hein?
    Todos pensam em árvore, presentes e ceia, mas muitos não fazem o presépio, aliás nem sabem o verdadeiro significado do Natal que é a celebração do nascimento de Jesus de Nazaré.
    O Natal está virando um grande comérco e perdendo seu real significado infelizmente.
    Festa de confraternização pelo menos. Gosto de ver quando montam um presépio.Bjss

    ResponderExcluir
  4. Helô,
    A Isadora está estampada numa das bolinhas, é isso mesmo? Que legal!

    Ah, o Natal fica muito mais bonito quando tem crianças na casa, sem dúvida e você, como uma vovó esperta e inteligente, deixou a menina fazer do jeito dela e depois consertou, bem bolada esta estratégia e serve para outras coo exemplo.

    Eu passei este final de semana, enfeitando minha casa lá na serra, pois a 'criança' que adora estas coisas chegará lá antes do Natal - minha mãe - sempre adorou o natal e os preparativos, portanto estou fazendo por ela mais que tudo.

    beijão carioca

    ResponderExcluir
  5. Ana,
    O toque da Isadora foi mesmo especial. Deixou, é claro, alguns espaços vazios, outros lotados, mas essa é a graça.

    Gina,
    Criança muda tudo , mesmo. Mas acho quando não as temos, precisamos deixar aparecer a criança que fomos. Só assim manteremos esses festejos familiares tão importantes.

    Carmencita,
    Acho que precisamos fazer força para o verdadeiro sentido do Natal não se perder.

    Beth,
    Como você é observadora. A Isadora aparece, mesmo, numa das bolinhas.
    Ainda bem que sempre há uma "criança" para nos motivar, não?

    Beijos para todas.

    ResponderExcluir
  6. Helô, muito lindinha a Isadora montando a Árvore! É tão gostoso! Ontém também montamos a nossa, só que as crianças ficaram tão empolgadas que queriam colocar as mãozinhas o tempo todo e a árvore caiu algumas vezes. Essa época do ano é a mais bonita!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ah! Que delicia são esses momentos né. Esse foi o primeiro ano que montei árvore e montei porque a Nathalia pediu e ela também me ajudou a montar e foi super divertido, amei.
    Que fofa a Isadora montando a árvore, ficou linda!
    Bjs e tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Que delícia deve ter sido a ajuda da netinha na arrumação da árvore!
    E como ficou linda!
    Se Deus quiser, no próximo Natal teremos a presença do nosso netinho, não arrumando ainda, mas já se encantando com o Menino Jesus, presépio, árvore, etc...
    Com muito carinho,

    ResponderExcluir
  9. Oi, Heloísa,

    Natal tem que ter criança... Afinal, é por causa de um nascimento que a festa existe.

    Ele veio para nos ensinar o amor. Ensinamento que se renova em cada pequenino que nos cerca.

    beijo!

    ResponderExcluir
  10. Ficou um amor essa árvore que jpa começa com essa delícia mágica da netinha! beijos e tudo de bom,chica( vi que não achaste o post sobre a participação na Luci, se quiseres, passa lá.Tem nele(o nome é algo com saudades) um pouco da minha história, com os 4 filhos.beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  11. Arrumação boa essa com a netinha...rs

    Em casa ainda ta faltando o presépio (preciso arrumar um que não quebre) e o corrimão da escada, o resto entrou tudo no clima já.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Adoro o cabelinho da sua netinha...super charmoso.
    Uma vez li no jornal por aqui, que a figura da vo pra uma criança é a coisa mais enriquecedora pra formaçao da personalidade deles. eu acredito piamente e parabens pelos enfeites e pela fofurica da netinha.
    Eu tambem já enfeitei minha casa pro Natal. Adoro essa época.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Estive à espera do meu gato para fazer a árvore de Natal. Claro que ele passou o tempo a dormir enquanto eu punha as bolas, as fitas e os laços :)

    ResponderExcluir
  14. A Gina já disse o que eu penso...sua netinha jamais irá esquecer estes momentos mágicos....
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Heloisa
    Também curto muito essa arrumação de Natal, e quando na casa tem crianças pequenas fica muito mais especial.
    Eu não me esqueço de nenhum detalhe dessa época de criança. Quando a vovó descia as caixas com os enfeites era uma alegria tão grande que ela mandava a gente parar de tanta algazarra que faziamos.Ela tinha netos pra caramba uns 10 ou mais todos gritando e querendo colocar um enfeitinho (eram todos de quebrar imagina!!!)
    Ela montava o presépio inteirinho enquanto ia contando a história de cada personagem (apenas o menino Jesus ficava de fora), ela só o colocava à meia noite do dia 24 depois de uma oração com todos em volta da mesa.
    Adorei sua árvore e me deu uma pitadinha de inveja com a netinha...
    linda semana viu!

    ResponderExcluir
  16. E que toque especial!!!!
    Este natal não será igual aos demais, com certeza!

    ***
    Helô, festa em casa é mais trabalhosa, mas é única, né? E os convidados se sentem mais à vontade. Vou procurar esse post da festinha de sua netinha. Adoro a Chapeuzinho e acho esse tema bem lúdico e instrutivo.
    ***

    Pois é, Helô, saber desfrutar das boas coisas da vida e dar a elas o valor que na verdade elas têm é difícil. Porque se as superestimamos, criamos uma inversão de valores que pode nos impedir de enxergar a verdadeira felicidade. Acho que vc captou exatamente o que eu quis dizer com o meu texto.

    ResponderExcluir
  17. Helô, na casa da minha avó eu e minhas irmãs sempre fomos as "montadoras" da árvore de Natal. No sítio muitas vezes não havia árvore, e sim um galho de um tipo de pinheiro, mas nada tirava a magia dessa época! Ainda é uma delícia ajudar na arrumação, muito embora a maioria da decoração ela já tenha feito nesta altura do ano.
    Que a Isadora continue sempre lhe dando esta alegria!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Heloisa querida,
    Que delicia estes preparativos, hein? Com a netinha então, fica ainda mais especial!!
    Muito linda!!
    Feliz Natal!!

    ResponderExcluir
  19. Delícia Natal...
    E que ajuda boa essa ??
    Linda linda !

    Nesse ano se Deus quiser passarei com a família toda ! Será o retorno de uma vida nova...

    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  20. Que fofinha a sua neta fazendo a árvore e muito consentrada, eu vou hoje fazer a minha, também vou ter ajuda como a sua, depois ponho fotos.
    Beijinhos para a vóvó e netinha.

    ResponderExcluir
  21. OI Helô, eu também adoro a arrumacão da árvore, este ano o Chris foi quem arrumou sozinho, e em casa tinhamos também um presepio, mas aqui na Holanda não achei pra comprar. bjusss

    ResponderExcluir
  22. O toque das crianças é sempre especial nessas ocasiões, e o seu olhar à isso, é admirável e comovente.

    beijinho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê