Passeando pela cozinha




Sempre gosto de dar umas voltinhas pela cozinha, experimentar novas receitas, dar uma enfeitada nos pratos.

Num desses últimos passeios, o resultado foi um almoço bem gostoso. Teve como prato principal um Bacalhau a Gomes de Sá, e de sobremesa o famoso e delicioso Suflê de Goiabada da Carla Pernambuco (Restaurante Carlota).

Para o bacalhau, fiz uma pequena pesquisa e acabei optando pela receita da Elvira. Seu "bistrot" sempre tem receitas saborosas. Usei sua receita, dando o meu jeitinho.


Na véspera já iniciei a operação para dessalgar o bacalhau, mas antes tirei sua pele (é mais fácil tirar com ele seco). Deixei as postas de molho em água gelada e conservei a vasilha dentro da geladeira. Troquei a água umas 4 ou 5 vezes.

Daí, de posse da receita, comecei o preparo.

Usei:

4 postas médias de bacalhau (já dessalgado)

800 gramas de batata

2 cebolas grandes

3 dentes de alho

1 xícara de azeite extra-virgem

3 ovos

1 folha de louro

1 punhado de azeitonas pretas

salsinha picada

sal e pimenta (a gosto)

 Para fazer:

Cozinhar o bacalhau em água fervente de 8 a 10 minutos. Escorrer e deixar amornar. Tirar as espinhas e deixá-lo em lascas grossas. Reservar.

As batatas devem ser bem lavadas, cortadas ao meio e cozidas com cascas em água fervente com sal (podem ser cozidas já sem casca). Não devem ficar muito moles. O cozimento deve levar mais ou menos 25 minutos. Depois de mornas, tirar as cascas e cortar em rodelas (tamanho médio). Reservar.

Cozinhar os ovos durante 15 minutos, após a fervura. Escorrer a água quente e deixá-los em água fria até esfriarem por completo. Só, então, descascá-los para cortar em rodelas.

Descascar e cortar as cebolas em fatias finas, e picar os dentes de alho. Esquentar o azeite e refogar as cebolas, mexendo até que fiquem transparentes. Adicionar o alho picado e a folha de louro. Temperar com um pouco de pimenta e sal. Refogar mais um pouco, sempre mexendo. Tirar a folha de louro e reservar.

 Nessa altura, é só montar o prato.

Coloquei um pouco de azeite no fundo de um refratário e ali arrumei as batatas.

Sobre as batatas coloquei as lascas de bacalhau e cobri tudo com o refogado de azeite, cebola e alho.

Levei ao forno aquecido. Mais ou menos depois de 5 minutos, tirei o prato do forno e coloquei os ovos. Voltei ao forno para acabar de esquentar e pegar uma cor dourada. Essa fase de forno deve levar aproximadamente 15 minutos (esqueci de reparar o tempo certo).

Pronto o prato, é só enfeitá-lo com as azeitonas pretas ( que alem de enfeitarem dão um gosto muito bom) e salsinha picada. Hummmm. É muito gostoso. E simples de fazer.

Mas passeios bons, também, tenho feito na companhia da minha panificadora doméstica. Pão quentinho, que às vezes nem manteiga pede. O último que fiz foi esse maravilhoso pão de cenoura que está lá no início do texto.

 

Comentários

  1. Delícias maravilhosas, Helô!
    E de quebra, está dando uma boa dica para quem não sabe fazer bacalhau para o Natal.
    Bem facinha a receita e o pão deve ser bem gostoso mesmo.

    Você conhece o Blog da Borboleta Somnia?
    Passa lá e veja um post surpresinha:

    http://borboletapequeninanasuecia.blogspot.com/

    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  2. Helô...Bacalhau é sempre bom...e clássico é clássico....que capricho ficou o seu!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Helô, que lindo o pão ficou! E o bacalhau está digno de revista! Deve ter sido uma refeição divina!
    Beijos e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse bacalhauzinho e o pão também não fica de fora :)

    ResponderExcluir
  5. Helô, estou pra fazer o suflê da Carla, a receita está reservada.
    Isso é que é refeição completa e das boas!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Helô, adorei as receitas... tb gosto de passear pela cozinha! Nada mais gostoso!!!
    Essa Carla Pernambuco é muito conhecida, né? Já ouvi falar dela em vários blogs.
    BJks

    ResponderExcluir
  7. Olá Heloísa eu também faço assim o bacalhau e adoro, eu gosto de bacalhau de qualquer maneira, e esse pãozinho deve ser tão bom, tudo coisas boas para dieta.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. OI Helô, tudo bem?
    O pão me deu água na boca, porque acabei de acordar e acordo sempre com fome, eu gosto muito de bacalhau, e uma tia que morava perto de casa fazia sempre pra nós. Vou procurar aqui pra fazer no Natal também.. e seguir a receita.. bjuss

    ResponderExcluir
  9. Helô, minha querida você cozinha divinamente, fiquei encantada com esse prato, parabéns.Bjss

    ResponderExcluir
  10. Hum essa receita tb. me parece muito boa.
    Bacalhau aqui em casa é tradição viu! Ontem mesmo fiz um arroz de bacalhau que ficou uma delicia pena que não ter sobrado nada pra contar a história.
    Um dia posto a receita fácil, fácil!

    ResponderExcluir
  11. Será que é condenável, não gostar de bacalhau? Logo eu que amo peixe e frutos do mar. Só como desfiado, com grão de bico, pimentões em tirinhas e muito azeite.

    beijinho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê