Eu e meus desafios

 

Pouco tempo antes de viajar, no ano passado,  assisti a diversos filmes franceses, com áudio e legenda em francês. Queria ir acostumando meu ouvido com a língua que escutaria por certo tempo e, por conta disso, vi ótimos filmes.

Também tive três ou quatro aulas, para recordar alguns pontos importantes. E elas foram de grande valia para facilitar a comunicação durante a viagem.

Meu “francês” é o francês do colégio, daquele tempo longínquo em que aprendíamos latim, francês e inglês. E durante todo esse tempo, ele foi usado poucas vezes. Mas está bem acomodado na minha memória. Tanto que, no final dos 20 dias na França, eu estava conseguindo me comunicar razoavelmente bem.

Voltei da viagem, e ele voltou para seu cantinho, pronto para ser usado quando necessário.

Agora resolvi entrar na maratona do inglês. Viagem à vista, é hora de "cavocar" a memória e trazer à tona meu inglês, que também é do "tempo do onça". Nunca fiz qualquer curso intensivo, nem passei temporadas grandes em países de língua inglesa, para conseguir desembaraço na conversação.

Por isso, resolvi que é hora de tentar melhorar. Tive que vencer algumas resistências, minhas mesmo, mas resolvi ficar firme e voltei a ser aluna. 

E não é que estou gostando? Embora às vezes dê um certo desânimo, porque o progresso não é tão rápido quanto eu gostaria, estou achando o método fantástico: utiliza textos, músicas, romances, filmes, e os exercícios são feitos com base nesses itens.

A primeira música que trabalhamos foi a linda “Imagine”, do John Lennon. "Imagine all the people sharing all the word ..."

Eu sempre achei que seria ótimo se pudéssemos entender e nos comunicar com pessoas de todo o mundo. Chegar em qualquer lugar entendendo e fazendo-nos entender.

Como isso não acontece, o jeito é tentar, ainda que com limites, a comunicação em inglês. 

Thanks teacher Sandra. 


(Ilustração daqui)

 

Comentários

  1. Ah, Helô, acredite se quiser, mas isso tem sido uma faca sobre minha cabeça a todas horas, pois lembro que tenho que começar um curso de línguas e vou sempre adiando.
    Será que o seu curso tem aqui pela minha cidade? Queria achar um que fosse vibrante, que me desse vontade de seguir a diante, mas acabo achando todos uma chatice.
    Acho que vou começar a ver um ainda esa semana.
    Vá com força!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  2. Esses desafios são maravilhosos e ainda mais pra nós, que já somos vovós, vencê-los é gratificante!beijos,continua firme!chica

    ResponderExcluir
  3. Helô,

    Que legal! Eu adoro idiomas, por mim eu aprenderia o máximo de idiomas possível. Voltei há pouco tempo a fazer aulas de italiano. Estou testando um site que tem como propósito ensinar línguas estrangeiras via internet. No momento está fácil, pois é basicamente revisão de um curso presencial que atendi no passado.
    Eu sou fluente em inglês e adoro. Fiz um curso de espanhol por 5 anos e me viro bem, apesar de não usar muito e estar bem enferrujado. O francês também aprendi no ensino fundamental, e foi super útil quando viajei para a França. Assisto tamvém muitos filmes estrangeiros e fico impressionada ao perceber que com o hábito, conseguimos entender outros idiomas aparentemente difíceis.
    O interessante aqui é que tenho descendencia jaonesa, minha mãe fala japonês e eu não sei nadinha deste idioma, pode isso?rsrs

    Aproveito para agradecer o recado lá no meu blog e também para dizer que tive encomenda semana passada e comecei a confecção do prêmio da Isadora esta semana. Acredito que até sexta-feira já possa enviar. Ok? Porém te aviso assim que postar nos correios.

    Bjs, Elaine

    Ps: desculpe-me o texto tão longo.

    ResponderExcluir
  4. Helô!

    Você é um exemplo para mim! Parabéns por encarar mais este desafio, que será, com certeza, vencido.

    Para onde a viagem agora?

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Heloisa ,é tão bom estudar né ??/
    eu fiz umas aulas de frances antes de ir pra Paris ,mas como eu nunca tinha tido nem uma aula achei muito dificil mas as poucas aulas me valeram sim um pouquinho .

    Qto a sua pergunta sobre o meus post ,a minha irmã ainda é mais expansiva que eu sim ,mas não que eu seja timida ,mas ela sempre foi mais pra frente do que eu .Mas isso nunca me atrapalhou pelo contrário ela sempre me protegeu .
    Eu realmente adoro ser gêmea .

    ResponderExcluir
  6. Oi Heloisa
    É sempre bom aprendermos, eu por exemplo também andei na escola a aprender o Imglês, para mim foi um pouco dificil, visto eu nunca ter aprendido outras linguas.
    Já consigo falar alguma coisa,mas tenho mais facilidade em saber o que me estão a dizer,ou seja entendo muito bem o Inlês, falar nem tanto a prenuncia por vezes é dificil, mas foi uma experiência muito boa muito enriquecedora, fiz novas amizades e estamos a planejar ir a Londres em visita de estudo.
    Desejo que tudo corra bem beijinhos bay bay

    ResponderExcluir
  7. Acho ótimo a sua idéia de se manter na ativa, com relação à aprendizagem das línguas. É maravilhoso entender outras línguas, né?

    Beijão e boa noite

    ResponderExcluir
  8. Fazes muito bem e se te falhar alguma palavra usa a linguagem universal: gestos :)

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Helo, admiro seu ânimo!
    Temos muito em comom. Eu também estou sempre estudadndo e reciclando!
    Penso que é a melhor forma de estarmos bem, e de ficarmos bem distantes do "titio alemão"!
    Estou de partida p/ Groningen, mas ficaremos ligadas no pensamento e na blogosfera!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse blog tb Heloisa!!! Vc faz bem em estudar inglês, estudar um novo idioma é uma delicia. Alias, tudo que estudamos é sempre bom pra manter a mente em movimento. Podemos praticar juntas! beijos

    ResponderExcluir
  11. Helô...admiro seus objetivos ao vencer desafios!
    Com certeza vai conseguir mais este também!
    Parabéns!
    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Ma chère Tante,

    Ton blog est superbe. Je suis très hereuse de voir comment tu te debrouilles bien avc l´ ordinateur.

    Bises,
    Tchu

    ResponderExcluir
  13. You'll do just fine. Congratulations!
    Kisses

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê