Desesperança







Num dos dias do mês de setembro, o mês da prevenção ao suicídio, o jornal da minha cidade trouxe, em uma das chamadas de capa, o seguinte título: Idosos lideram índices de suicídio na região. 
Fiquei abismada.
A constatação, decorrente de pesquisa realizada por instituto conceituado, é assustadora.
E, infelizmente, é real.
Já ouvimos várias vezes que "envelhecer, não é para os fracos”.
Sim, envelhecer, e viver a velhice, é difícil. Exige energia, coragem.
São as perdas, de parceiros, familiares e amigos, são as limitações, de locomoção, visão e audição, as angústias das doenças e da dependência.
É o isolamento social, a solidão, a falta de afeto.
E, em grande número de casos, as dificuldades econômicas, justamente em fase em que as despesas com medicação e atendimento médico são consideráveis, e em que o conforto, que representa gasto, é imprescindível. 
Enfrentando todos, ou alguns desses fatores estimulantes de sentimentos negativos, inúmeros idosos acabam entrando facilmente em depressão. E essa depressão, muitas vezes, não é percebida, nem pelos seus mais próximos.
Daí, tudo pode acontecer.
Apatia, demência e, nos casos extremos, como mostram as pesquisas, retirada voluntária da vida.
É profundamente triste. Mas acontece.



Comentários

  1. Que triste mas realmente acredito que envelhecer não é pra fracos... As coisas todas mudam... Se não cuidarmos, ficamos à deriva,rs...

    Aqui em casa uso a seguinte norma e aviso aos filhos: "se não quiserem que eu vá, não me convidem"...pois eu já tô indo!!! Aceito convite até pra missa de 7º dia, se for animada,rs...T ô brincando é claro!

    Mas assim funciono... Aqui, como estamos sempre em função dessa doença chata que exige exames sempre ,consultas, se não cuidarmos, despencamos ladeira abaixo... E cabe a mim levantar a moral do Kiko por aqui...Mas nem sempre eu estou animada...Ninguém, é de ferro,né?

    Porém, isso é com a família. Já pra festas e convites de amigos, sou bem menos receptiva...Sempre penso, repenso e acabo não indo...Fiquei muito mais tímida do que antes era e que eu sempre fui! Cada vez mais bicho do mato...

    Adorei e tomara cada idoso ache uma forma de se alegrar, seja com netos, com o parceirão, com amigos, passeios, qualquer coisa, enfim. Mas o marasmo é impossível!

    beijos, boa sorte pra nós, chica

    ResponderExcluir
  2. É muito triste isso acontecer numa altura em que as pessoas deviam ter capacidade (pelo menos financeira) para aproveitar os anos de vida que lhes restam, muitos trabalham uma vida inteira e dão por eles no final da vida sem nada!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente é uma triste realidade!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Texto perfeito e direto, adorei!!
    Sabe, Heloisa, penso que nem sempre é depressão e sim escolha mesmo, diante de todas situações que você coloca aqui no texto. Eu sou uma que hora que não der mais to indo, de boa, consciente e serena, não quero me sentir dependente fisicamente de ninguém. Qdo a vida tá dura demais, a morte é descanso.
    Abraço e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. La soledad de las personas mayores es terrible y el texto que tu nos muestras es real, muy real. Creo que la soledad de los ancianos en las grandes ciudades es algo horrible. Tenemos una casa en un pueblito de mil habitantes, lejos de las grandes ciudades, allí los ancianos salen con sus sillitas a la calle, se juntan los vecinos, ven pasar a la gente y se sienten acompañados, uno se para y les habla, el otro les lleva unas frutas, otro un postre... En la ciudad salen a la calle, si aún pueden caminar y no conocen a nadie, no hablan con nadie. Es muy muy triste.
    Un beso

    ResponderExcluir
  6. Esta é uma situação muito triste que, na minha opinião, não devia acontecer com tanta frequência. No entanto, nós não desconhecemos os fatores que contribuem para isso. É lamentável que as coisas sejam assim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê