Natal
Do Natal ingênuo, com a figura simpática, mas bem pouco vista do Papai Noel, ao Natal agitado, com a figura quase intimidante do Papai Noel.
Na infância, a simplicidade. Uma lembrança, colocada sobre os sapatos ao lado da cama, indicava que o Papai Noel havia passado por ali. Um livro, um pequeno jogo, um tercinho com pedras bonitas. Uma simples lembrança trazia felicidade.
E o Natal tinha a grande marca da religiosidade. O presépio na Igreja, o presépio montado com detalhes, e ocupando quase que uma sala inteira na casa de um tio.
A Missa do Galo à meia noite.
Depois, o Natal dos filhos, que também colocavam os sapatos ao lado da cama, esperando a passagem do velhinho do dia 24 a 25 de dezembro. E o bom Papai Noel escolhia os presentes, que poderiam ser cavalinhos, fogões com panelinhas, jogos, roupas, bonecas e até um balanço que, como não podendo ser colocado sobre os sapatos, ficava no quintal esperando que suas crianças acordassem.
O presépio montado em casa.
E depois desse Papai Noel particular, ainda havia as reuniões de Natal com os avós e tios, e os presentes aumentavam.
A oração feita pela avó, o presépio vivo pelas crianças, muita interação, muita alegria.
Noite Feliz ao piano, e cantada por todos. Que eram muitos.
Crescidos os filhos, presentes significativos para marcar a data, já sem a intervenção do Papai Noel. E aqueles que haviam encarnado o Papai Noel durante alguns anos, passaram a receber mimos das crianças que haviam crescido.
Daí, os netos, despertando nos avós o Papai Noel que adormecera.
A avó das palavras importantes, das orações no Natal, já não está entre nós. Alguns tios, também não.
As famílias cresceram e se espalharam. Não há sapatos aguardando mimos, mas a figura do Papai Noel, em todos os cantos da cidade, com ar intimidante não nos deixa esquecer dos presentes. Agitação, correria.
Noite Feliz ao piano, e cantada por todos. Que já não são muitos.
O presépio reduzido em tamanho, mas multiplicado pela casa.
E o Menino Jesus, no seu lugar de honra. A nos lembrar o verdadeiro espírito do Natal.
Que aproveitemos a data para renovar nosso amor pelo próximo.
Amor e Paz.
O Natal também passou por modificações desde os nossos tempos aos atuais. E nós, vamos nos adaptando, com saudades daqueles tempos. Importante é nunca esquecer o real dono da festa! FELIZ NATAL pra todos vocês e que a noite seja linda, abençoada e iluminada com a luz que há de chegar =pra morar no coração! beijos, chica
ResponderExcluirnatal é a festa do papai noel. bom natal. beijos, pedrita
ResponderExcluirSim, também o Natal está deixando de ser a festa para celebração do nascimento do menino Deus, aquele que, um pouco antes de deixar este mundo, resumiu a própria missão, dizendo: "Um novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei", para se tornar cada vez mais uma festa de consumo, excesso e estresse. O âmago da festa antes era baseado na figura de Jesus Cristo e o legado que Ele deixou à hunamidade. Agora o Natal está - cada vez mais - se dissociando do verdadeiro espírito do cristianismo, uma pena.
ResponderExcluirFeliz Natal para você e os seus queridos, Helô, obrigada pela sua presença em minha vida, nesse ano turbulento, rsrs.
Um beijo
Que lindas memórias, Heloísa, de uma forma ou de outra o natal sempre deixa marcado esses momentos. Precisamos de amor e respeito pelo próximo e urgente!
ResponderExcluirAbração!
Em poucas e lindas palavras vc resumiu a transformação do Natal e seus valores. Mas sem dúvida a essência é manter a família unida, costurando feridas, lembrando sempre que o mais importante é o sentido de união e respeito a todos!! Bjs , abraços, um lindo e fraterno Natall!!
ResponderExcluirQue reminiscências gostosas de lembrar!
ResponderExcluirDestaco o sapatinho colocado na janela. Ainda bem que acabou esse costume, porque conheço histórias não tão felizes envolvendo esse hábito.
Que seu ano seja de crescimento espiritual constante e marcados por momentos que sejam lembrados com ternura.
Beijos!
Olá Heloísa, td bem?
ResponderExcluirO Natal sempre é uma data cercada por momentos felizes e com a família reunida. Bom demais quanto essa união permanece e a tradição é repassada para as novas gerações.
Te desejo um ótimo 2020 pra você e toda a sua família!
Beijos