Parada no tempo?



 

Às vezes, a sensação é de que parei no tempo.

Dentro de casa, caminhando no circuito das salas, quartos, cozinha, área de serviço. Mínimas saídas de poucos minutos, só ao ar livre.

Cabelo crescendo, chegando a comprimento usado somente até o final da década de 70. Tudo isso? Acho que sim.

Rotina completamente alterada.

Atividades usuais, dependendo somente da minha vontade e empenho. 

Costurar? Sem professora. As aulas, que haviam se iniciado em outubro de 2019, foram interrompidas no período das festas do final de ano, e das férias. Retornaram no final de fevereiro e ficaram suspensas desde 13 de março. Voltaram há pouco, mas não para quem é do grupo de risco. Então? Estou fora.

Exercícios físicos? A fisioterapia, com foco no alongamento, que acontecia duas vezes por semana, também está suspensa desde março. Agora, a atividade só é feita, sem supervisão, quando com algum esforço eu me proponho. 

E assim, confinada, o tempo passa. Parece que parei no tempo mas, na verdade, percebo que é só impressão.

Nas minhas artes manuais, produzo bastante, vou descobrindo novos caminhos e me aperfeiçoando. Criei informalmente minha marca HeloArte, e passei a publicar no Instagram alguns dos meus resultados (@heloarte2020). 



Até na minha movimentação, comprovei, com enorme surpresa, que estou caminhando muito. Passei a usar um porta-celular pendurado no pescoço. Com isso, o celular me acompanha durante todo o dia e seu aplicativo de saúde mostra que, diariamente, eu caminho mais de 2 km.

Dá para acreditar?

Sim, dentro de casa, nas atividades normais do dia a dia, eu ando uma média de dois mil metros. Essa foi uma grande surpresa trazida pela situação absurda que vivemos. A pena é que esse tipo de caminhada doméstica parece que não tem os mesmos resultados da que é feita com objetivos de exercício físico.

Mas que é incrível constatar que ando tudo isso dentro de casa, é. 

Tenho que concordar. Não parei no tempo. 

O rumo é que mudou.


 

Comentários

  1. Heloisa, não concordo com isso de dizer que não conta, se for assim é melhor ficar sentado o dia inteiro assistindo tv, filmes, jogando ou ao computador? É claro que o coração se beneficia muito mais com exercícios aeróbicos e tal, mas daí a turma da perfeição, incluindo médicos, falar que não vale nada...
    Seus trabalhos estão lindos e tenha orgulho de seu movimento, admirável em todos sentidos, amiga!
    Abraço, bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Helô,

    Que bom que você está se ocupando e preenchendo o tempo com novos aprendizados! Isso de andar dentro de casa também tem a sua valia, pois ruim mesmo é o sedentarismo. Quanto às circunstâncias externas, dizem que estão preparando o mundo - durante a pandemia - para “O Grande Reinício” (The Great Reset, em inglês), que seria uma reiniciada econômico/financeiro, que dará ao mundo um outro aspecto. Já foram feitas reuniões - entre os poderosos - para tentar explicar isso. Há muito que se esperava que o avanço tecnológico modificasse bastante nossas vidas. E é claro que estamos em vias de experimentar mudanças significativas. No entano, acho que há também, nesse esforço, por parte de algumas nações que enfrentaram grandes crises no final do século passado, o velho empenho de mudar para que tudo permaneça igual para eles (igual ao que era antes das crises, claro). Considerando o que temos visto, não dá para termos expectativas lá tão positivas. Mas a vida é cheia de surpresas, como você bem sabe. E a minha esperança de melhoria real está associada é com essa eventualidade.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. é tudo muito estranho mesmo. eu saio mais, mas só por necessidade. é muito estranho não sair pra lazer, não visitar amigos. o que pesa mais no meu caso é a solidão, tem hora q aperta. mesmo q eu veja meu pai um pouco na garagem da casa dele, os dois de máscaras, não supre o contato com as pessoas. admirável q sua costura começou tão pouco tempo. vc é muito talentosa. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Heloisa, vim te ler rapidinho e dizer que acompanho teu blog, teus trabalhos e tudo que fazes. Aqui, probleminhas saúde e estou com Kiko no hospital Torce aí! bkschica

    ResponderExcluir
  5. É verdade Heloísa: não paramos no tempo, nem o próprio tempo pára. Vamos mudando ao sabor da nova corrente. Ainda bem que está a conseguir produzir as suas artes manuais. São, sem dúvida, uma grande ajuda.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Me parece genial, que tu no te hayas parado, claro que es bueno el caminar aunque sea por casa, es ejercicio al fin y te felicito has entrado en Instagram y esta noche voy a admirar tus labores. Aquí reemprendí las clases de Patch pero desde esta semana han vuelto a cerrar, reemprendieron las sesiones de marcha Nórdica y esta semana han vuelto a cerrar, pero mira ahora hago cada día 40 minutos de ejercicios de abdominales por internet con una gimnasta que se llama Patri Jordan y cuyos ejercicios están muy bien, y mis nietos saldrán ganando pues les estoy haciendo jerseys, por aquí dicen : A lo perdido sacar partido, a todo hay que amoldarse, muchas generaciones han padecido una guerra, ¿será esta la nuestra?. Un beso y cuidaros mucho

    ResponderExcluir
  7. É um facto que estamos todos limitados pela pandemia que nos tem assolado. Dizemos que melhores dias virão, agora que as vacinas estão para chegar é caso para dizer que já há uma luz ao fundo do túnel.
    Abraço e muita saúde.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê