Por que temos filhos?
Por que temos filhos? Por que tenho filhos?
Outra noite me surpreendi pensando nisso. Por que tive filhos? Meus filhos têm mais de meio século de vida, e agora é que me vem essa indagação.
Para a minha geração essa era uma pergunta que não se colocava. Nós crescíamos com um roteiro desenhado: estudar (os meninos mais do que as meninas), namorar, noivar, casar ... e ter filhos. Tanto era assim, que o primeiro/a filho/a nascia, na grande maioria dos casos, antes do casamento completar um ano. levando-se em conta que a virgindade era mantida até a data das núpcias.
E assim íamos seguindo os caminhos socialmente traçados.
É evidente que tudo isso mudou, e hoje dificilmente existem essas fases tão marcadas, que antes levavam os jovens ao casamento.
Talvez nas novas gerações, ao contrário das antigas, essa indagação esteja presente, ainda que em diferentes formas: devo ter filhos? quando devo ter filho ? tenho condições de ter filhos?
Mas, ainda assim, nessas perguntas atuais provavelmente não esteja a questão que me levou a indagar por que temos filhos, ou seja, qual seria o motivo para termos filhos.
Da minha reflexão tardia, penso que temos filhos para formarmos uma família, expandirmos nosso amor, podermos viver em grupo, pelo menos durante alguns anos e, depois, com a saída dos filhos de casa, reunirmo-nos pelo menos em determinadas ocasiões, numa convivência afetuosa.
Sim, acho que essa seria minha resposta, caso eu tivesse me feito essa pergunta lá atrás.
Bela reflexão,Heloísa! Sim, no nosso tempo, tuuuuuudo era diferente , mas eu teria feito o mesmo se hoje fosse!
ResponderExcluirNem me imagino sem tê-los! Tivemos uma linda escadinha com os quatro filhos e com eles, a nossa família chegou até aqui, cada um do seu modo de ser, personalidade! Valeu muito! Por causa deles, temos 7 netos e isso é maravilhoso! beijos, lindo fds! chica
esse é um tema bastante difícil pra mim. beijos, pedrita
ResponderExcluirUma reflexão muito interessante. Eu quis ter filhos e penso que queria alguém para amar, ver crescer e transformar. As duas agora estão adultas e escolheram não ter filhos.
ResponderExcluirBeijo
É sempre uma boa e importante pergunta para evitar essa opção no automático mesmo! Mas ainda que tenhamos as respostas, as garantias são mais difíceis... E como diz o poeta "tudo vale a pena"...
ResponderExcluirÉ uma pergunta muito complexa. Eu não me arrependo se ter tido 4 filhos ( três meninas e um menino) cada qual com uma personalidade diferente. Pelo contrário. Queria até que ficassem mais tempo comigo em suas visitas semanais. São bons filhos, com trajetórias distintas, e isso é estimulante. Temos filhos para dar e receber carinho e para que cada qual contribua para um mundo melhor. É muito bom ver cada filho (hj entre 40 a 50 anos) fazendo ações de solidariedade, cada qual no seu campo profissional ou pessoal. Gostei muito de ler seu artigo com esse tema, tendo em vista uma grande parcela de jovens não querer ter filhos. Uma decisão que deve ser respeitada diante do mundo conturbado em que vivemos, dificuldades financeiras, e desejo de ter absoluta independência. Não existe mais scrip pronto. ( Inês Notari)
ResponderExcluirInês, pelo resultado percebe-se como você cumpriu bem sua maternidade, e continua a cumprir. E recebe, de volta, todo o amor dos filhos.
Excluir