São Paulo de todas as artes

São Paulo é um mundo.
Museus, teatros, cinemas, concertos, shows, feiras, restaurantes. Tudo em muita, mas muita quantidade.
Um programa de fim de semana em São Paulo tem tudo para ser muito bom e, na última semana, aproveitei muito bem alguns dias na cidade, principalmente visitando museus e exposições.
Estive no Instituto Tomie Ohtake e no MASP, prédios que por sua arquitetura já valem uma visita.
Museus, teatros, cinemas, concertos, shows, feiras, restaurantes. Tudo em muita, mas muita quantidade.
Um programa de fim de semana em São Paulo tem tudo para ser muito bom e, na última semana, aproveitei muito bem alguns dias na cidade, principalmente visitando museus e exposições.
Estive no Instituto Tomie Ohtake e no MASP, prédios que por sua arquitetura já valem uma visita.


No Tomie Ohtake gostei muito da exposição Guignard e o Oriente. Pude ver um pouco da arte de Alberto da Veiga Guignard, que viveu muitos anos em Minas Gerais retratando lindamente suas montanhas, igrejas, festas juninas. Nessa exposição foram mostradas relações entre a arte oriental e a de Guignard, e gostei particularmente da tela Marília de Dirceu com o detalhe da transparência de um véu usado por Marília.

Também estive na maravilhosa exposição "Rubens e seu ateliê de gravuras", que estava na Caixa Cultural do Conjunto Nacional. Fiquei realmente impressionada com o trabalho perfeito dos artistas responsáveis pela transposição das telas de Rubens para gravuras.
São Paulo é uma cidade cara, mas que permite uma vida cultural com pouco, ou nenhum gasto. Todas essas lindas exposições tinham entrada gratuita.
No MASP paga-se, mas há algumas hipóteses de meia entrada, e é inteiramente gratuito para maiores de 60. Oba!
Que delícia seu passeio cultural, Helô.
ResponderExcluirSempre passo por São Paulo rumo ao litoral, ou somente pelo aeroporto de Congonhas, e te confesso que ainda nem conheço o centro, muito menos parques ou os Centros Culturais. Não que não tenha vontade, mas falta de oportunidade.
Tenha um excelente final de semana.
Bjs no coração!
Nilce
Heloisa
ResponderExcluirMorei alguns anos atrás em São Paulo pertinho da Av.Angélica. Naquela época nada mais agradáel para fazer compras do que no Mappim, Mesbla e Seers, era delicioso. Morando em Campinas, passeio pouco por lá, mas fui ao MASP e Pinacoteca não faz muito tempo, maravilhosos. É realmente um alento podermos usufruir desses espaços culturais gratuitamente.
Bjs
OI Helo,
ResponderExcluirVivia comentando em casa que adoraria fazer um passeio cultural em Sao Paulo, mas as agendas da amigas nunca batiam com a minha, ano que vem quem quero me programar melhor para faze lo.
Pois outro dia, estava na casa de um amigo do Chris e ele me perguntou sobre os museus em Sao Paulo e eu nao soube responder nada. A inten´cao dele é um dia viajar a Sao Paulo, pois ele é apaixonado pela arquitetura.
bjuss
Que vovó mais moderninha e cheeeia de cultura! Palmas para vc Helo!
ResponderExcluirBeijinhos,
Dani
Um passeio bem legal esse.Faz muito tempo que não vou à SPaulo.Aproveitaste bem,nÃO?UM BEIJO,TUDO DE BOM,CHICA
ResponderExcluirÚltima vez que tive em São Paulo foi em 1981. Muita coisa deve ter mudado. Tá na hora de voltar e conhecer um pouco mais a cidade.
ResponderExcluirMelhor que isso so o Smithsonian aqui no DC. Lembrando bem já faz mais de ano que nao faço meu passeio pelos diversos museus de lá.
ResponderExcluirNo proximo mes to entrando na idade dos descontos aqui...senior age !
Oba !!!!!!
bjs pra ti,
me
Que maravilha...
ResponderExcluirGostei muito de conhecer o seu blog, muita coisa boa por aqui.
Voltarei outras vezes aqui...ok.
abraços
de luz e paz
Hugo
Sim, amiga Helô, São Paulo é o máximo nas artes e para se comer bem!
ResponderExcluirMeu filho esteve aí na semana passada e visitou o MASP, o MIS e Itaú Cultural e ficou muito feliz porque pode fazer isto em dois dias.
Uma cidade grande e extremamente populosa como SAMPA tem estas saídas e que muitas vezes sem gastar nada, pode-se crescer culturalmente. Basta querer.
bjs cariocas
Nossa Helo que programinha mais charmoso vc. fez heim!
ResponderExcluirSabe que moro quase do lado do Tomie Otak e nunca entrei(interrogação)...
Hora dessas que vc. estiver pretendendo voltar me avise para nos encontrarmos. Tenho estado fora da cidade (aqui em Itu um pouco com o marido)...ele disse que passo mais tempo em Sao Paulo do que com ele, mas eu adoro a efervecência da cidade. Gosto de estar aqui também...mas sampa é minha área.
Vi as fotos do niver da netinha...deve ser uma delicia ser avó. Parabéns para ela e toda a familia.
bjk e linda semana
Heloísa, nunca estive em SP, acredita? Marido viajava muito a serviço,às vezes ia na 5a feira pra voltar na 6a, falava pra eu ir e ficaríamos lá no fim de semana, mas como não queria entrar em avião, perdi várias oportunidades.
ResponderExcluirAgora quero ir e ele não...rsrsr
Descompassos.
Mas qualquer dia programo e vou.
Mês passado, ao ir pra Londrina, e chegando pra conexão em SP, vi essa imensidão de prédios, mais ou menos como na foto, e me deu uma sensação de sufocamento. É muito prédio, muita gente, muito tudo...
Mas conhecerei Sampa, se Deus quiser.
Beijo!
Huuum, me deu até saudades de Sampa! Eu também sempre dou um jeito de incluir algum programa cultural em minhas visitas à cidade!
ResponderExcluirOlá Heloisa,
ResponderExcluirVi que temos muito em comum, além de profissional, sou mãe, vó com muito orgulho, artista plástica, hoje faço pintura a óleo em tela.
Também observei que gosta de lazer cultural e em São Paulo você tem uma gama de opções.
Parabéns pelo blog.
Bjs
Eliana Delatorre