Mundo Mágico

Já estava sentindo falta de uma exposição de arte, e voltei ao circuito visitando uma imperdível (pelo menos para quem estiver em São Paulo, ou próximo): “O mundo mágico de Escher”, no Centro Cultural Banco do Brasil.
O artista, o holandês Maurits Cornelis Escher, grande nome da gravura do século XX, faz coisas assombrosas com suas litogravuras e xilogravuras. Cria ilusões de ótica fantásticas, brinca com as mudanças de perspectivas. Seus mosaicos são maravilhosos, e ficamos como que hipnotizados diante dos seus traços. São figuras entrelaçadas, e ao mesmo tempo destacadas. Homens, peixes, aves, répteis, em planos geométricos. É o tridimensional em uma superfície bidimensional.
A exposição é instigante e desafiante. Somos levados a uma observação atenta, que nos leva à descoberta do oculto, mas que ao mesmo tempo se mostra tão evidente.
Achei um programa fantástico. O prédio do Centro Cultural Banco do Brasil, que fica no centro de São Paulo (rua Álvares Penteado, 112), por si já vale uma visita. A exposição, com suas 95 obras, espalha-se pelo subsolo e três andares do prédio.
No subsolo estão obras muito marcantes como “Metamorfose”, onde as figuras vão se transformando em outras sucessivamente, “Oito Cabeças”, “Subindo e Descendo” e “Dia e Noite”.
Em Dia e Noite vemos pássaros brancos e pássaros negros. Conforme nosso olhar, surgem os pássaros brancos voando da esquerda para a direita. Uma mudança de olhar, como que apaga os pássaros brancos, entrando os negros que voam da direita para a esquerda.
Enfim, um assombro de exposição, difícil de definir, mas fácil de admirar.
E se não bastasse tudo isso, ainda há dez instalações interativas curiosas e interessantes, como a Sala do Impossível, a Sala da Relatividade, a Sala do Periscópio com o Poço Infinito, e a exibição de um pequeno filme em 3D (que me deixou totalmente tonta).
ESSA EXPOSIÇÃO ESTEVE AQUI E FOI MUITO VISITADA!
ResponderExcluirADOREI VER UMA EXPOSIÇÃO BEM INTERESSANTE !
BEIJO
Que maravilhoso programa,não?Coisas que fazem bem! beijos,lindo0 fds,chica
ResponderExcluirHeloísa, obrigada pela dica e parabéns pelas fotos.Você realmente é nota 10 em tudo o que faz
ResponderExcluirCecília
Helô, querida,
ResponderExcluirFiquei eletrizada com este post! eu já conhecia teoricamente - através de publicações e da própria Internet - algumas coisas deste artista e adoraria ver as obras dele de perto. É esperar pra ver se o CCBB daqui também irá nos presentear com esta exposição.
Um beijo e votos de qua sua semana seja muito feliz!
Um excelente programa, Heloisa!
ResponderExcluirEscher é mesmo fascinante.
Gostei muito de suas fotos.
Bjs.
Que legal essa exposição, sabe que nunca fui em nenhuma, acho que vou seguir seu exemplo e ir pra ver como é.
ResponderExcluirBjs e boa semana!
Infelizmente quase nada dessas grandes exposições de fora chegam a MG. Incrível, não? Tratando-se da 3ª capital do Brasil em importância.
ResponderExcluirGostaria de vê-la, com certeza.
Beijo!
Deve ser bem interessante, não conhecia a obra desse artista, agora com as suas descrições já fiquei a conhecer um pouco; pena que para mim fica um pouco longe. :)
ResponderExcluirJá há algum tempo que tb ando por fora do circuito de exposições por aqui, apesar de receber a newsletter da Fundação Gulbenkian. A arte proporciona sempre um programa enriquecedor.
bjs
Olá Heloísa,
ResponderExcluirFazer esses passeios culturais são excelentes. Eu sou fascinada por Maurits Cornelis Escher. A perspectiva usada é algo fantástico, né?
Tudo de bom.
Bjs mil
São Paulo é o máximo para se fazer passeios culturais.
ResponderExcluirEsta exposição do Escher esteve primeiramente aqui no Rio e meu filho foi logo no primeiro dia, ele adora o cara e depois foi mais duas vezes.
Eu não fui, infelizmente.
bjs cariocas
Que exposição interessante, adoooooro Escher! Tive mais contato com as inteligentíssimas e criativas obras dele na faculdade e virei fã! ótima dica, Helô! Bjs
ResponderExcluirHelô que delícia de passeio e o melhor de tudo gratuito.
ResponderExcluirNa cidade onde eu morava, raramente tinha exposições, uma pena para os moradores que precisam se deslocar sempre pra Campinas.
bjuss