Turismo em Santos




Há tempos não fazia turismo na minha cidade.
Mas nessa semana, embora o calor escaldante, saí para turistar. Logo no início da semana, acompanhei uma amiga norte-americana, residente no Peru, nas suas primeiras andanças em Santos.
E, ontem, fui conhecer o Restaurante-escola “Estação Bistrô”, que funciona na antiga Estação do Valongo, construída pela empresa inglesa São Paulo Railway, e inaugurada em fevereiro de 1867.



Por mais de um século, a Estação do Valongo recebeu passageiros vindos de Jundiaí, e de São Paulo, para Santos. Infelizmente, com a extinção do transporte ferroviário de passageiros, a estação foi desativada e ficou fechada durante vários anos.
Com a revitalização do Centro Histórico de Santos, surgiu um projeto de parceria entre o Ministério de Turismo, a Prefeitura Municipal de Santos e a Universidade Católica que permitiu a instalação e o funcionamento do Restaurante-Escola, para capacitar jovens de 16 a 20 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
O projeto é muito interessante e de grande valor educativo. Os jovens, cadastrados no Centro de Referência de Assistência Social, participam de cursos ministrados por professores da Universidade Católica de Santos e, ao mesmo tempo, sob supervisão, exercem funções no restaurante. Passam por rodízios, participando de todas as atividades de um restaurante.
O espaço é lindo e elegante, no térreo do prédio de arquitetura neoclássica.



Arcos, painéis de ferro, espelho bem colocado, e um curioso lustre com xícaras e bules pendurados, talvez para lembrar que pelos velhos trilhos da estação houve muito transporte de café.


Gostei demais de ver os jovens, alguns com camisetas verdes e outros de amarelas, servindo as mesas com atenção. E, os demais, atuando na cozinha e no bar. Saí de lá, torcendo para que tenham a oportunidade de atuar profissionalmente, ao fim do curso técnico. 



A comida estava saborosa e bem apresentada.



E ontem, 24/01, para festejar antecipadamente o aniversário da cidade de Santos no próximo, os pratos oferecidos continham ingredientes ligados à cidade, como a meca, o café, a banana e a pupunha.


Foi um programa muito agradável, e que merece ser repetido. Também incluiu uma visita à Igreja de Santo Antonio do Valongo, ao lado da Estação, e que logo será contada.


O Restaurante Estação Bistrô fica no Largo Marquês de Monte Alegre, 2, Valongo. Funciona de terça a sábado, do meio-dia às 15 horas.

Pela sua frente passa o Bonde Turismo, e ali também está o Museu Pelé. 


                                                                 Museu Pelé.



Comentários

  1. Heloisa, que beleza de passeio!
    Adorei ver o lustre com os bules.bem característico!
    Esses restaurantes escola sempre são bons.

    Um belo programa olhar e passear pela cidade! Sempre algo a descobrir! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. maria ines alonso noraridomingo, 25 janeiro, 2015

    Tb fiz esse programa. Mas seu "olhar" foi mais penetrante.

    ResponderExcluir
  3. Vosotros con "calor escaldante" y aquí con los días más fríos del invierno, bonitos contrastes. Me gusta hacer turismo por mi ciudad, de hecho con un grupo de diez personas y un guía cada miércoles visitamos alguna zona de Barcelona. Me ha gustado conocer un poquito de Santos, muy interesante lo del restaurante, aquí los Jesuitas tienen una escuela similar en la que los jóvenes cocinan y sirven los platos, bonita construcción la de la antigua estación, espero tu próximo reportaje. Un beso

    ResponderExcluir
  4. Muito legal esse turismo sem viajar. E certamente há outros lugares na cidade, além de na vizinha SP tb!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de suas observações, Helô. Sabe que não conheço Santos? Meu marido é paulista, gosta muito daí e sempre fala que vai me levar, mas ainda não tivemos oportunidade. Gosto muito de SP e já conheci várias cidades desse estado tão querido.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê