Novo aprendizado



Depois de meses de isolamento total, formamos uma pequena bolha de contatos pessoais com filha e neta. Mantendo todos os cuidados, passamos a receber visitas das duas.

Até que, um dia, a Isa me perguntou se podia vir passar uns dias comigo. Achava que, aqui, ficaria mais focada nas suas aulas pela internet.

Assim foi. E está sendo muito bom ter em casa mais vida, mais movimento, mais som, principalmente o das suas risadas quando joga on-line com seu amigo Théo.

Mas, com toda essa energia boa, veio uma certa  desarrumação. Fiz algumas listinhas para ajudá-la na organização, fixando-as em lugares importantes.


Tem a listinha do quarto, do banheiro, do canto de estudos ...

Quando a Isa chegou para sua temporada com a vovó, eu estava bordando um quadrinho da Frida. Ficou encantada, e aproveitei para perguntar se ela queria aprender a bordar. No mesmo dia começamos o aprendizado. 

Enfiar linha numa agulha, fazer nozinho para iniciar o trabalho, ponto alinhavo, ponto haste, ponto atrás, nó francês. Que descoberta maravilhosa. 

Ficou radiante e queria ficar bordando direto. Deixou o celular e o iPad de lado. Nos primeiros dias, até esqueceu deles. Aprendeu os pontos básicos, e também a pregar botão.

E quando a professora de Artes solicitou um projeto individual de trabalho, em qualquer das áreas artísticas, ela escolheu um trabalho sobre a Frida Kahlo, que incluiria um bordado. Depois de um pequeno treino num "pano de amostras", logo começou seu quadrinho.

O entusiasmo dos primeiros dias diminuiu, talvez pela concorrência forte da internet.

Mas o importante é que a Isa se iniciou numa atividade prazerosa, que poderá acompanhá-la durante a vida. 

Bordou um quadrinho da Frida, base de seu trabalho escolar sobre a talentosa pintora mexicana, que mereceu por parte da professora uma avaliação alta, e até um convite para ensinar bordado para suas coleguinhas quando da volta à escola.

E ainda bordou sozinha, com orientação inicial da sua vovó, um girassol lindo, sua flor predileta.

Outros bordados, já riscados, estão aguardando sua hora.

Parabéns, minha netinha. A vovó amou!


Comentários

  1. Uau! Que trabalhos lindos!! Parabéns à sua talentosa neta e à avó que tão bem a ensinou. Não há dúvida do papel importantíssimo dos avós nas vidas dos netos. Adorei!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Que bom Isa estar contigo,compartilhando movimento, alegria e bastante vida!

    Tive que rir do quadrinho de avisos...Só mudam o endereço,rs...

    E os bordados, lembrará pra sempre de saber bordar, graças à vovó que com carinho e paciência a ensinou!

    Parabéns às duas,beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, esses foram os avisos colocados logo acima do computador. Existem os outros, como arrumar a cama, não espalhar roupa e por aí vai. É bom lembrá-los, não?

      Excluir
  3. estou me divertindo com o interesse em aprender trabalhos manuais q vc está irradiando. muito bacana. sim, com todos os cuidados a gente pode se aproximar um pouco dos outros. vai demorar muito, agora o jeito é se ver com todas as precauções. se cuidem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrita, estou tão motivada que acaba sendo fácil despertar o interesse em quem me vê, ou segue, aqui ou no Instagram. Beijo.

      Excluir
  4. Felizardas, você é Isa, nessa convivência maravilhosa e bem humorada. E adorei o bordado do girassol!

    ResponderExcluir
  5. Que inveja dessas aulas de bordado! Me informe qdo poderei ser sua aluna. Volto para Santos no final de setembro e tenho que me ocupar com atividades simples e prazerosas . Parabéns pelo texto que nos remete à arte, organização e convivência saudável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que pudermos nos encontrar, podemos, de verdade, marcar umas sessões de bordado. Vamos nos divertir bastante. Bjs.

      Excluir
    2. São tantas coisas legais neste post! O amor da menina por vocês (se não fosse assim ela não haveria de querer ficar aí), a sua capacidade de ser ao mesmo tempo amorosa e educadora-orientadora (isso é muito importante, especialmente por conta da idade da Isa) e, claro, a nova arte que ela aprendeu. Esse novo conhecimento - para o qual já ela revelou jeito e habilidade - haverá de acompanhá-la vida a fora. Parabéns para as duas!
      Beijo

      Excluir
    3. Obrigada, amiga, por sempre me trazer palavras amáveis.

      Excluir
  6. amei o post veyr!!! a gata ta sim com uma vibe mais bordadeira e afins...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, Isoca, ainda bem que a vovó está se aperfeiçoando na linguagem da galera. Que esse vibe se mantenha.

      Excluir
  7. Hola Heloisa, cuanto me alegro de que hayas podido estar con tu nietecita, que por cierto está preciosa y muy mayor. Imagino lo que las dos habréis disfrutado y lo bueno que has hecho por ella, el día de mañana seguro que te lo agradecerá, pues ahora en los colegios no les enseñan nada de esto y son habilidades que tal vez dentro de unos años constituyan una gran distracción para sus momentos de relax. Un beso grande

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê