Quero mais!
Há algum tempo (12/07/2008) escrevi sobre “doces da família”, que são os doces que conheci e provei na minha mais tenra infância, e que até hoje fazem parte da minha vida. São doces que aprendi a fazer observando minha mãe. Quando os faço para sobremesa, tenho dois prazeres: o do paladar, e o da memória.
Entre esse doces há um que ocupa um lugar muito importante, e que provoca exclamações de alegria, e pedidos de "quero mais", sempre que é colocado na mesa.
É um doce de textura muito delicada, que derrete na boca, e deve ser servido bem geladinho.
Estou falando dos Ovos Nevados, que fiz como sobremesa num dia da semana passada, para compartilhar com minha mãe e um dos meus irmãos e cunhada, meus convidados para o almoço.
Não tenho a receita anotada e, por isso, é interessante registrá-la. As quantidades dos ingredientes podem ser alteradas, proporcionalmente, mas dessa vez fiz assim:
Ovos Nevados
6 ovos
De 4 a 5 copos de leite
4 ½ colheres (de sopa) de açúcar
3 colheres (de chá) de maisena
baunilha
Separei as gemas das claras.
Bati as claras em neve, até ficarem bem firmes.
Enquanto isso, coloquei 3 copos de leite, com uma colher de açúcar, para ferver numa panela de boca larga. Abaixei a chama do fogo e coloquei, no leite quente, 3 colheradas das claras em neve, uma de cada vez (para ficarem separadas). Aumentei o fogo. O leite subiu, com as claras, cozinhando-as. Abaixei a chama novamente e virei as claras, para cozinharem do outro lado. Aumentei o fogo. Quando o leite subiu, os montinhos de clara já estavam cozidos. Tirei-os com uma escumadeira, colocando numa panela com furos (utilizada para cozinhar a vapor, ou para escorrer macarrão), a fim de escorrer o leite.
Continuei da mesma forma, até que toda a clara ficou cozida, em colheradas.
Passei as claras para pequenas taças, ou para uma vasilha grande. Deixei aguardando.
Juntei o leite escorrido ao que ficou na panela, e medi em copos, para preparar o creme de baunilha.
Completei o leite faltante, para ficar com 4 copos, e ali misturei 3 ½ colheres de açúcar.
Desmanchei as gemas e a maisena em meio copo de leite (como achei as gemas muito claras, coloquei mais uma nessa hora).
Esquentei o leite e coloquei a mistura de gemas e maisena, sempre mexendo, até ferver. Apaguei o fogo e coloquei uma colherinha de baunilha no creme (quem puder fazer com fava de baunilha, com certeza conseguirá mais sabor).
Virei o creme de baunilha cuidadosamente sobre os tufos de claras. Polvilhei com um pouco de canela e, depois de frio, levei para gelar bem.
É uma sobremesa deliciosa e, embora pareça difícil, é de confecção muito simples. Pena que não tirei fotos dos passos a passos.
Minha mãe gostava de fazer batendo as claras manualmente, pois achava que elas ficavam mais delicadas. Mas haja mão para bater tantas claras.
Me trouxestes lindas lembranças de um tempo que passou...Esse doce era uma das poucas coisas que minha mãe fazia pra nós.beijos,linda semana!chica
ResponderExcluirAmo este doce! Quando minha mãe o preparava, eu repetia nem sei quantas vezes. É leve e delicioso!
ResponderExcluirBjs, Elaine
Helô,
ResponderExcluirVixe que isso é bom demais! Delicadíssimo e saboroso (tenho visto nos blogs portugueses, que lá eles o chamam de farófias). Vou levar a sua receita!
Beijinho e boa semana.
Oi, querida
ResponderExcluirMais do que saborear os doce da infância, vejo que fica o gosto indelével do amor de quem os preparou pra nós, eu me lembro bem da ternura com que colocava minha vó Celina, os doces caseiros nas compoteiras de cristal, em cima da sua gostosa cristaleira... Inesquecível!
Ótimo post e lembranças eternas no coração!
Bjs
Nossa!!! Me pareceu delicioso olhando pelo foto, me deu até água na boca, ainda mais que estou na parte de tarde e depois do almoço sempre dá uma vontade de comer doce, dá pra mandar por sedex essa sobremesa, rs.
ResponderExcluirBjs e boa semana!
Helô..esse doce é tudo de bom mesmo..adorei ver a receita aqui..a muito não via essa receita..vou levar comigo..quero fazer..pois é uma delicia mesmo..obrigado por dividir..bjus..bom começo de semana..li
ResponderExcluirHelô!
ResponderExcluirMinha mãe fazia esse, e chamáva-mos de "Doce de Nuvem". Agora ela ficou diabética, faz tempoooo que não como esse... Acho que a minha menina nunca comeu um doce de nuvem... Vou fazer para ela assim que der!
Beijo!
Helô,
ResponderExcluirEsse doce me lembra minha avó. É muito gostoso, de verdade.
Beijo.
Alô Helô, confesso que apreciei os dois pratos e fiquei querendo mais. Infelizmente outros participantes também queriam e quando chegou minha vez, dancei....
ResponderExcluirEspero que faça mais vezes porque, realmente, ambos são muito bons e gostosos. Bertino
Boa noite Heloisa , obrigada por visitar meu blog, e realmente passear no mercadao e um terror da vontade de trazer todas os quitutes que eu vi hihiihhii amo aquele lugar comprei Lagosta hoje , por isso fui la, vamos ver se vai ficar boa hahah se ficar gostosa vou publicar , beijos da fofis e seu blog e muito fofinho
ResponderExcluirAlgumas receitas deveriam ser "tombadas", essa é uma delas, me lmbro da minha avo materna fazendo esse docê, que ela havia aprendido com uma vizinha quando chegaram ao Brasil. Ficaram lindas as fotos Heloisa.
ResponderExcluirbeijinho
Aqui chamamos de farófias ou ovos nevados,,,
ResponderExcluirAdoro...
Jnihos fofos
Heloisa, delicia de doce!!!!
ResponderExcluirMinha mãe também fazia, e colocava de forma a parecer um cone bem alto, não sei como fazia, só sei que eu adorava.
Agradeço seu carinho da visita, venha outras vezes.
Beijo.
Olá Heloisa que bela sobremesa, já anotei a receita e vou fazer, depois digo alguma coisa, beijinhos e obrigada por partilhar estas coisas tão boas um abraço
ResponderExcluirHeloísa, menina, que delícia. Minha avó fazia doces deliciosos, como por exemplo o de ovos, tinha um que era feito com o sangue do porco, o de laranja cidra, aff este era o que mais eu amava. Fora os comuns. Depois ficou diabética e meu avô também era. Minha mãe fazia delícias também, mas não como vovó. Já há alguns anos mamãe também é diabética. Minha avó era italiana, veio novinha para o Brasil. Família Orico. Eira que comentário grande, não foi?
ResponderExcluirParabéns!
Estarei sempre por aqui, pois me identifiquei muito com você.
Beijos
Ah, que delícia, Helô !! Doce lembrança :))
ResponderExcluirbjobjo
Bom saber da receita e das suas dicas, Helô....
ResponderExcluirDeve fcar mesmo delicioso.
Beijinhos
lembranças da infância são as melhores coisas que podemos ter registrado em nossa memórias!! hj mesmo vou matar as saudades da minha, almoçando na casa dos meus pais!! delícia!! beijos helô!
ResponderExcluirHelô querida!
ResponderExcluirQuando vc me avisou que tinha doce por aqui, vim correndo, adoooooro!
E esse aí, tão levinho, parece bem light e não deve engordar nada.
Qualquer dia vou tentar fazê-lo também.
beijinhos cariocas
Oi Helô!
ResponderExcluirEsse doce é a cara da minha família, todos adoram doces com ovos, mas acho que esse em particular ainda não foi feito naquela cozinha da Nonna. Ela adora o pudim de claras e faz sempre. Ficou lindo e deve ter feito muito sucesso!
Ah, a minha sorveteira é da Cuisinart! Que bom que está satisfeita com a MPF...! Boa influência!
Beijos!
Aiiii Helô, voltei ao passado no túnel do tempo. A minha avò materna fazia este doce, eu amava e não tinha a receita. Que booom!
ResponderExcluirVou fazer com certeza.
Me lembra colo de vò! Coisa boa.
bjos meus
Que delicia Helo! Fiquei c agua na boca.E tb me lembrei da miha avo q numa ocasiåo qdo eu era bem pequena fez p nos.Coisa boa!!! Bjs
ResponderExcluirOi Heloísa! Acabo de conhecer o seu blog e estou me deliciando com suas postagens! Você é uma ótima blogueira!
ResponderExcluirVou ficar aqui mais um pouquinho, tá? Mas já virei fã!
Beijoca!
Helô, estou com água na boca, vou tentar fazer aqui também. bjuss
ResponderExcluir