Crescimento e mudanças





Em julho de 2015 escrevi “E ela está crescendo” e em dezembro, do mesmo ano, publiquei "E o tempo passou".
Nos dois textos falo sobre a Isadora, e mostro fotos para acompanhar seu crescimento. Em dezembro/2015, com 9 anos e meio, ela já estava da minha altura. Mas as fotos permitem ver sua cara de menininha. Crescida, porém menina.
De repente o tempo deu um salto, justamente na época em que pouco escrevi, e a menininha que motivou a criação do "Blog da vovó … mas não só", tornou-se uma mocinha. As fotos acima, da Páscoa de 2017 e 2018, mostram isso.
A altura? Passou em muito a minha.
Com o crescimento e a transformação, vieram, também, outras mudanças.
Há algum tempo já não queria ser fotografada, só depois de muita insistência. Agora, até com insistência ficou difícil conseguir.
Mas para podermos manter os registros, contamos com as “selfies”. Ela é especialista nesse tipo de foto, adora usar meu iPhone, o que permite, por tabela, que eu consiga manter muitas fotos suas.




Nesse último ano, várias foram suas mudanças. Mudança de escola, mudança de cidade.
No início, dizia estranhar bastante, e ter saudades de São Paulo, particularmente do colégio. Foi se adaptando, e hoje parece estar muito feliz com Santos e com sua nova realidade.
Com tudo isso a vovó saiu ganhando, com filha e neta bem próximas. E, ainda, com a presença do Cacau, cachorrinho por elas adotado ainda em São Paulo, e que passou a integrar a família.



Mas o ano de 2017, com tudo de bom trazido pelas mudanças, teve também passagens difíceis. Ainda estava me recuperando de fratura no tornozelo, após tombo na rua, quando a Isa sofreu uma queda violenta, de frente, enquanto patinava.
Chegou em casa chorando muito, com a boca ensanguentada, o rosto com escoriações, e meu susto foi imenso. Tive, num esforço grande, que manter a calma para poder assisti-la e providenciar socorro adequado.
Felizmente, logo a Isa estava cercada pela mãe, pelo tio Gus ( que estava no Brasil) e por profissionais carinhosos e competentes Bertoni e Carol. O atendimento prolongou-se pela noite e madrugada, primeiro com os cirurgiões-dentistas e depois com o cirurgião-plástico.
E a patinadora, que havia descoberto em Santos seu amor pelos patins, resolveu aposentá-los.


Durante seu primeiro ano na nova cidade, também se dedicou, um pouco, à natação, mas seus "esportes" preferidos foram, mesmo, o manejo da internet e a leitura.
Lê com rapidez e, entre outros livros, durante 2017, leu os treze volumes das Desventuras em Série, e os quatro volumes da Minha Vida Fora de Série, da Paula Pimenta.
Em todos esses anos de blog, já escrevi muito sobre a Isa, mas sinto que a partir de agora os textos vão rarear.
Isso porque, com a adolescência surgem as reservas e a netinha, com certeza, fará questão de que a vovó mantenha a discrição a seu respeito. 
Ainda bem que, há algum tempo, alterei o nome do meu blog. Era só Blog da Vovó. Como iria ficar, agora, um blog da vovó sem as histórias da netinha? 
Contudo, mudado seu nome para  "Blog da Vovó … mas não só", vou poder me apoiar nesse “mas não só” e manter a variedade dos temas.
E é claro que, eventualmente, escrever nem que seja um pouquinho sobre quem motivou essa minha empreitada.





Comentários

  1. Ela cresceu, está mocinha e linda sempre! Realmente tudo muda e eles já não mais concordam com tudo tão facilmente quanto antes.; E é difícil vê-los com tantos trabalhos escolares que pouco tempo sobra. Enfim, de repente, ficamos apenas assistindo a vida deles ... Por isso, não podemos perder a NOSSA vida! É nela que temos que seguir, com ou sem eles.

    Adorei teu texto e as lindas fotos e que coisa boa que estás com a filha e neta perto! Isso é muito bom! beijos, linda semana, chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, Helô,

    A menininha cresceu e se tornou uma pré adolescente linda e voltada para assuntos importantes e interessantes, como a leitura. Olha, não é a primeira vez que tomo conhecimento de acidente com patins. Tive uma vizinha, que na época era uma menina linda, de uns nove anos, que sofreu também uma queda, que resultou em cortes extensos e feios em uma das pernas.

    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  3. Marly, o que acho interessante é a convivência harmônica entre a tecnologia e a leitura. Ela é ligadíssima na internet, e ama uma leitura. Bj.

    ResponderExcluir
  4. Uma menina lindíssima, mas que está a crescer e a entrar na "idade da gaveta" como se diz por aqui, ou seja, onde tudo é secretismo e drama. Tudo próprio da idade, amiga. E esta é uma fase difícil para todos, adolescentes e família, mas há que respeitar e aceitar, não é verdade?
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Oi Helô,
    que bom vê-la de volta! A Isa está linda! Por sinal, todas três!
    Bj e tudo de bom pra vocês,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lylia, que prazer! Pois é. Voltei animada. Já passei pelo seu blog e vi que estava parado. Vou passar por lá novamente. Bjs.

      Excluir
  6. MARIA INÊS ALONSO NOTARI É lindo o relacionamento e a cumplicidade mantida entre avó e netinha. Mas vc já percebeu que ela está criando asas e que o momento é de saber dizer adeus a uma etapa da vida. Mas sempre haverá assuntos da Isa para crônicas, suas conquistas escolares, suas viagens, sua descoberta do amor , suas melhores experiências , enfim a vida continua , às vezes amarga com decepções e perdas, e tantas outras doce e bela.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus, Heloísa, como a Isadora cresceu! E que linda que ela está!
    Essa geração tem uma relação muito forte com a internet, mas quando conseguem manter também uma relação saudável com a leitura é ótimo, não é ? A Carolina usa muito a internet, mas quando fica sem ela lê muito, no período de férias que passou comigo num local com pouco acesso à internet, em 8 dias devorou 2 livros de 300 páginas cada um! Beijos e tudo de bom para vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabel, você viu que crescimento rápido? Passou minha altura e está quase da mesma da Priscila. Gostei de receber seu comentário. Beijos.

      Excluir
  8. Muito bom, uma foto melhor do que a outra... Só pena a aposentadoria precoce dos patins! Ótima a linha do tempo e os cuidados para a nova fase.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Helo, mamãe e a todos - Sua Isadora esta linda! Helô quando comecei a escrever o blog a minha Valentina hoje com 5 aninhos e a Isadora com apenas tres meses ainda não haviam nascidos. Minha vida mudou tanto. É muito gratificante passar aqui e ver a Isadora tão grande, linda e vivendo sua história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê