Meu panetone de linhas retas.
Meu blog não é um blog de culinária, mas de vez em quando entra na cozinha. E, embora também não seja especializado somente em falas e casos da vovó, nessa época de Natal ele está meio centrado em comportamentos de vovó.
Ora, nesses dias, dez em cada dez vovós estão pensando em coisas gostosas para o Natal, e eu estou entre elas. Então, excepcionalmente, estou "entrando na cozinha" duas vezes em seguida.
Desde que comprei minha máquina de fazer pão, eu vinha pensando em fazer um panetone. Já fiz o pão tradicional, o pão de centeio, o pão de nozes, todos muito bons, mas estava faltando o panetone.
Agora, chegou a hora. Juntei todos os ingredientes, fui colocando na máquina na ordem certa e, maravilha das maravilhas, consegui um panetone também muito bom. É preciso deixar anotado que o panetone caseiro é bem diferente dos panetones aos quais estamos acostumados, principalmente das marcas mais conhecidas. É um panetone mais massudo, comparável, talvez, a um pão italiano.
Mas é muito gostoso. E esse, especialmente, é bem natural. Não levou sequer a conhecida essência de panetone. É a receita tradicional, com frutas cristalizadas e passas. Quem não gostar das frutas, coloca somente as passas. Quem me deu a receita foi a Yara, minha cunhada/irmã.
Panetone:
1 copo e 1/2 de água, incluindo nessa medida um cálice de licor transparente (fiz com licor de aniz)
1 ovo
1 colher (de sopa) de manteiga
1 colher de sopa de óleo
1 colher (de chá) de sal
3/4 de copo de açúcar
2 colheres (de sopa) de leite em pó
4 copos de farinha de trigo
casca ralada de 1 laranja e de 1 limão
3 colheres (de chá) de fermento seco
1 copo e 1/2 de passas e frutas cristalizadas.
O copo utilizado foi o de medida, que acompanha a máquina, e corresponde a 200 ml. Os ingredientes são colocados na ordem acima, e o fermento é posto numa pequena reentrância feita na farinha.
As frutas e as passas são colocadas depois da massa misturada, somente quando a máquina der o sinal.
Como eu fiz o procedimento total na máquina, o panetone ficou com o formato diverso do tradicional. Na próxima vez, talvez eu providencie as formas próprias de papel, faça a massa na máquina, e asse no forno. Não sei, não. Estou achando até que ele ficou bonitinho.
Bom dia Vovó Querida.
ResponderExcluirSeu bolo deve ser uma delicia,vou fazer,tenho comido mas de compra em supermercado,feito em casa é outra coisa.
Beijinhos.
A inspiração pelo filme da Meryl Streep continua, né?
ResponderExcluirEu AMO panetone! Mas esse ano estou me submetendo a uma pequena dieta, que já está dando resultados, e estou adiando... Mas já dei um de presente para a minha mãe.
Gostaria de provar o seu. Para esse, eu abriria uma exceção!
Beijos, querida Heloisa!
Delicia tudo aqui.
ResponderExcluire tanto que a energia se expande e me faz feliz.
Um Natal de paz e harmonia
carinho
De
Bom dia, Helô!
ResponderExcluirMenina, mas esta máquininha já se pagou! Você, relamente tem feitos coisas ótimas nela.
Pois eu, terei que ir às compras de uma boa marca, pois não tenho ainda esta preciosa maquininha.
Li esta semana na Veja as marcas brasileiras e suas colocações no mercado.
Ganhou a Bauducco com 4,5 pontos, o resto ficou no 3,5.
Parabéns pelas receitas, estão maravilhosas.
bjs cariocas
Olá
ResponderExcluirTudo bem com você?
Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Blog da Vovó...mas não só será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.
Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.
Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.
Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.
Heloísa, o seu panetone ficou com ótimo aspecto.
ResponderExcluirEu nunca provei Panetone, mas pela receita e pelo aspecto é a versão italina do bolo de natal que quase todos os países europeus têm. Em Portugal chama-se bolo rei e tem mais ingredientes,
tem também pinhões, amêndoas, nozes, etc. e é coberto com açúcar cristal e frutas cristalizadas, mas a massa é muito parecida.
Essa máquina é ótima mesmo!
Bjs
Também achei ele bem bonitinho, sõ não me deu água na boca porque não gosto de panetone.
ResponderExcluirComo está a Isadora e a Pri???
Bjs!
numca tentei fazer panetone na minha..ficou lindo o seu..essa maquina é tudo de bom..mais ainda no inverno..amo a minha..bjus
ResponderExcluirHelô,
ResponderExcluirque legal que fez panetone! E na MPF!
Você está certíssima, feito em casa é muito melhor!!!
Já vou anotar a receita!
Um beijo enorme e feliz Natal querida!
ADORO PANETONE NÃO IMPORTA O FORMATO MAS SIM O SABOR!!
ResponderExcluirÉ ESSE PARECE DELICIOSO.
BEIJOS
OI Helô, minha vó e minha mãe fazem também panetone e tem outra também que chama Cokkie que é uma delicia também... Aqui tem uns bolinhos engordurados 6 por 10 euros ... só por Deus ...
ResponderExcluirbjusss
Heloísa, ficou bonito e se você já disse, delicioso também!
ResponderExcluirMas contradizendo a sua frase, não sou uma Vovó que vai para a cozinha. Estava até pensando nisso ontem...Talvez pelo fato dos netos morarem longe...A netinha daqui, de apenas 1 aninho, ainda não come de tudo, então nem pensei no que fazer...Cozinha não é meu talento, definitivamente. A propósito, estou à procura do meu talento...Quem sabe o descubro, em 2010! Bj
Helô, também só estou pensando nas coisas gostosas que vou preparar. Rsss. Mas panetone ainda não dá não. Um dia chego lá!
ResponderExcluirBeijos
Helô, você fez na panificadora? Tá com cara de estar uma delíiicia...
ResponderExcluirHummmm...
bjos meus
Ficou lindo e deve ter ficado uma delicia, vou apreoveitar que estou de férias testar na minha maquina.
ResponderExcluirObrigada pela dica.
Beijos
Heloísa,
ResponderExcluirque maravilha, você está arrasando essa semana! Adorei teu projeto de panetone, muito mais fácil para cortar!
Beijos,
C.
Oi vovó ... O panetone ficou lindo e deve ter ficado muito gostoso (imaginei ele quentinho, assim que ficou pronto, com uma manteiguinha por cima, derretendo, hummm...)Meus pais às vezes se arriscam a fazer umas coisas na cozinha que geralmente dão muito certo. Já fizeram panetones, stolen de natal, trança doce, rosca, humm ...
ResponderExcluirBeijos e continue nessa empreitada!
Vou experimentar fazer panetone pela primeira vez este ano, mas sem passas nem frutas cristalizadas porque não gosto!
ResponderExcluirCresceu bem :)
Helô minha querida você é uma pessoa muito talentosa. Escreve como uma escritora,e quando vai a cozinha arrasa.
ResponderExcluirTudo que faz, faz com capricho e esmero, olhe esse panetone que coisa mais linda?
Que adianta o comprado pronto ser mais leve, mais perfumado e me dar azia?Esse é uma maravilha,não vai nada do que me faz mal.
E vou te falar ficou bem bonito.
É só por num celofane e fazer uns laços que não tem concorrente.Pode presentear se quizer. Você está se saindo muito bem, continue.bjss
Ficou lindo e com cara de delicioso.
ResponderExcluirTemo essa maquininha, porque sou apaixonada por pão, para mim representa perigo de sair da linha...
beijinho