Utilidade Pública - Eleições



As eleições para a renovação e preenchimento de parte importante do nosso arcabouço político-constitucional estão muito próximas. 
Daqui a poucos dias estaremos escolhendo nosso futuro Presidente da República, Governador do Estado, novos membros para o Congresso Nacional, e para as Assembleias Legislativas.
Eleições importantíssimas, que definirão os rumos do país para os próximos quatro anos, com projeção evidente no futuro. 
Eleições que influirão diretamente na vida de cada brasileiro, na saúde, educação, emprego, segurança, cultura, enfim, que permitirão, ou não, nosso desenvolvimento e bem-estar.
Daí, a enorme importância de nos prepararmos para bem votar.
Bem votar, procurando escolher bem nossos candidatos. 
Candidatos com boa formação ética, candidatos com formação humanista, candidatos que já tenham se distinguido em ações sociais.
Infelizmente, essa pesquisa nem sempre é fácil, principalmente para as eleições proporcionais, quando se quer conhecer mais sobre algum candidato a deputado estadual ou federal. Ainda que se saiba em qual partido se quer votar, não se encontra na internet uma listagem com os nomes e os currículos de cada postulante ao cargo.
Há muitas listas, mas só com os nomes.
Não se consegue saber quem ele é, o que faz, o que já fez, o que pretende fazer.
Nesse caso, para a decisão, deve-se apelar para algum amigo/a, deve-se ir atrás de informações com boa fonte, deve-se ouvir a opinião de alguém que se admire, ou de alguém em que se possa acreditar.
Já para as eleições majoritárias, ou seja, presidente, governadores e senadores, é mais fácil conseguir dados sobre o candidato. A exposição é maior, a divulgação é maior. 
Mas as notícias falsas, bem como as calúnias, também existem em número maior.
É preciso muita atenção, muita consciência política.  
E o maior cuidado é escolher com critério, procurando o candidato que, com sua vida pregressa, demonstre seu amor à democracia e às pessoas, sem distinção. Procurar o candidato que valorize a educação, a saúde, a ciência, como os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de uma nação. 
Escolher bem deputados e senadores é de fundamental importância. Um bom Congresso permite que o Executivo desenvolva seu plano de governo sem outras pressões que não as do verdadeiro jogo democrático. 
O mesmo em relação às Assembleias e o governo do Estado.
E depois de escolhidos os candidatos, é preciso conhecer o procedimento da votação.
Nesse ponto, outros são os problemas.
Essa é uma votação complexa, com seis escolhas, que deverão ser digitadas na urna eletrônica.
E parece que não está havendo muita publicidade no sentido de mostrar ao povo como se deve votar.
Será que todos sabem que se deve votar em dois senadores? 
Nas últimas eleições votou-se em um. Nessas de 2018, são dois os cargos vagos. Portanto, deve-se votar em dois.
Será que todos sabem a ordem da votação?
Essa ordem foi alterada e há previsão de que muitos votos sejam anulados por conta disso.
Qual o primeiro voto? Presidente? Deputado?
É indispensável deixar claro que, na urna, primeiro virá a escolha do Deputado Federal, seguida pela do Deputado Estadual e dos dois Senadores.
Em seguida, Governador e Presidente da República.
E cada escolha deve estar acompanhada do número correspondente.
As campanhas de esclarecimento têm uma importância muito grande, pois nem todos têm a facilidade de buscar esclarecimento pela internet. Não se pode esquecer das classes mais desfavorecidas e dos analfabetos que, como todos os letrados, têm o direito de bem votar.
Temos praticamente uma semana e é urgente espalhar, por esse país imenso, todas as informações importantes e necessárias para que todos os eleitores, sem exceção, possam exercer sua cidadania, e sentir sua parte de responsabilidade na escolha dos rumos do país.

Comentários

  1. Oi Heloísa, concordo com você, não é fácil pesquisar mais profundamente. Passei a tarde de domingo pesquisando e se você não acompanha de perto a política, fica só com as mensagens da propaganda, fulano número tal, defensor dos pôneis coloridos e das criancinhas, dos consumidores, e bla bla bla...É uma estratégia que faz o sujeito ser conhecido como "bonzinho", mas lá na câmara ou senado eles cuidam é dos seus interesses e dos lobbies que os patrocinam.
    Não vai ser fácil, até porque a maioria só vai mudar de casa, sai daqui par ir para a colá...renovação é muito pouca.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tocou em pontos certos. Temos dificuldades em obter informações, sobretudo de gente nova na política. E não vi, até agora, a propaganda oficial do STE ensinando o eleitor como proceder na urna eletrônica. Mesmo no horário gratuito os partidos estão esquecendo de" ensinar " a ordem das escolhar para Congresso, Assembleia, 2 senadores , governador e presidente. Tente divulgar no face onde é possível compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Heloísa! Que possamos fazer o melhor. Com amor. Obrigada pela visita carinhosa ao meu blog!

    Bom fim de semana!

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Helô,

    Por coincidência eu já tinha feito a mim mesma a seguinte indagação: Por que sera que os órgãos competentes ainda não iniciaram os informes sobre os procedimentos, no momento da votação? As eleições já estão aí, e em vez de testemunhamos um esforço para esclarecer os eleitores e evitar ao máximo a perda desnecessária de votos, o que temos visto é uma explosão de fake news, nesses últimos dias, coisa que eu acho que deveria ser proibida por lei. O seu post é muito útil e você deveria - se for possível e do seu interesse - passar essas informações de forma esquemática, no Facebook. Creio que elas ajudarão muita gente.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Temos que pesquisar, tentar saber mais e mais...Pior que quanto mais mexemos nisso que pra nós se apresenta, mais porcarias ficamos sabendo e a enrascada aí está! pra mim,será escolher entre porcarias e tá difícil mesmo! Quanto à eleição há a urna simulada na qual podemos ver a ordem e como fazer.Vale! Isso é fácil.Difícil é escolher bem entre essas coisas todas! bjs, chica

    ResponderExcluir
  6. Olá Heloísa: acho muito grave que a tão pouco tempo das eleições não tenha havido informação generalizada sobre este assunto . Depois admiram-se com a quantidade de votos nulos ou em branco.
    Que ganhe o que melhor reunir as condições necessárias para governar e que o seu país saiba escolher sabiamente.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê