Coronavírus





A sensação de pertencer a um grupo de risco é completamente desconfortável. E é como estou me sentindo há poucos dias.
Reconhecida a pandemia do coronavírus, o perigo passou a estar presente, em tese, em todos os lugares. Saiu da China, chegou a vários países da Europa, Oceania e Américas.
Está ao nosso lado. Está nos rodeando.
Até há pouco, eu me sentia relativamente tranquila. Mas, com as leituras, as explicações científicas e os acontecimentos, a tranquilidade foi diminuindo. E o motivo é estar exatamente no grupo de maior risco, o dos maiores de 80 anos.
Contudo, não estou em pânico. E, sim, preocupada.
O que assusta é a rápida contaminação e progressão da doença, De um dia para o outro, a mudança do quadro é alarmante.
E eu, que achava que poderia continuar a sair, cuidadosamente, fiquei convencida que é necessário ficar quieta em casa.
Os entendidos aconselham o isolamento. Só dessa forma estaremos nos cuidando e colaborando para que a progressão da doença seja mais lenta.
E é o que podemos fazer. Ao lado dos cuidados com a higiene, a lavagem correta e contínua das mãos, e a distância de no mínimo um metro, em relação a outras pessoas com quem, eventualmente, venhamos a nos encontrar.
Mas, ficar em casa deve ser a regra para todos. Não só para os idosos. Só as saídas necessárias devem ser admitidas, pois isso é fundamental para diminuir os contágios, e a consequente progressão exagerada da doença. É preciso evitar os lugares públicos. É preciso deixar de ir ao cinema, ao teatro, aos jogos com amigos. É preciso deixar as festas e comemorações para depois. E isso a partir de agora. 
Nada de beijos, abraços ou apertos de mão. O carinho terá que ser expresso com olhares e palavras.
Que esse pesadelo acabe logo.


Comentários

  1. Estamos todos vivendo esses dias assim. Cada vez mais casos e notícias que chegam do mundo inteiro. Viagens canceladas, cuidados aumentados. Estamos no grupo de risco, mas mesmo assim, não podemos deixar que o pânico se instale. A situação não é ou foi FANTASIA como foi dito ... É real, muito real e atinge indiscriminadamente...
    Esperemos o melhor! Que todos fiquemos bem e passemos por esse vírus sem muitos problemas! E tens razão, TODOS devem cuidar e contribuir! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. No início da pandemia eu também estava mais tranquila e até achando exagerado o alarde feito sobre a doença. Mas, é como você disse, trata-se de um mal de contaminação fácil e, por isso mesmo, vultosa. E ainda com grande possibilidade de letalidade. Então, o melhor mesmo é ser prudente.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. sim, vi alguns jornalistas que estão falando com pessoas na itália. q lá foi assim tb. no começo estavam mais tranquilos. mas aos poucos foram ficando mais tensos. estou assim tb. está difícil me organizar para mudar a minha dinâmica. se cuida.

    ResponderExcluir
  4. Oi Heloisa, evitar estar exposto é o melhor para todos, principalmente os grupos de risco.
    No entanto, fico pensando em quem não tem opção, por medo de perder o emprego, amanhã terá que enfrentar um ônibus/metrô lotado onde mal se pode mexer...Imagine a ansiedade.
    Teria que ser uma solução para todos ou no final das contas, pode até demorar um pouco mais, mas o efeito será para todos, uma hora a gente tem que sair de casa para as necessidades básicas. Medo, amiga, medo.
    Cuidemos-nos, abração (só virtual)!

    ResponderExcluir
  5. A princípio também não estava particularmente preocupada, mas agora já deu para perceber que este virus não é para brincadeiras. Que nos saibamos todos proteger, ficando de quarentena, pois também isso irá passar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê